INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E A VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR: BREVES ANOTAÇÕES SOBRE BIOMEDICALIZAÇÃO DE INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS

Edith Maria Barbosa RAMOS, Denis VERBICARO, Pastora Do Socorro Teixeira LEAL

Resumo


Objetivo: analisar as implicações do crescimento econômico da indústria farmacêutica e a vulnerabilidade do consumidor saudável. Com essa finalidade, abordou questões como a publicidade de medicamentos para indivíduos saudáveis como estratégia determinante para o processo de biomedicalização da vida.

Metodologia:  utiliza-se o método de pesquisa dedutivo, com procedimento descritivo-explicativo e técnica de pesquisa de revisão bibliográfica e documental.

Resultados: as modificações sofridas pelo complexo médico-industrial promovidas pelo embate com o capital financeiro, e a reconfiguração das relações entre doença e estados saudáveis impactaram o comportamento dos consumidores.

Contribuições: destaca-se a necessidade de aperfeiçoamento da regulamentação nacional para a publicidade de medicamentos, o desvelamento das estratégias de marketing da indústria farmacêutica na criação de novas doenças e a vulnerabilidade do consumidor saudável diante do poder econômico do mercado da saúde.

Palavras-Chave: Consumidor; Medicamentos; Mercado; Saúde; Vulnerabilidade.

 

ABSTRACT

Objective: to analyze the implications of the economic growth of the pharmaceutical industry and the vulnerability of healthy consumers. For this purpose, it addressed issues such as the advertising of medicines for healthy individuals as a determining strategy for the process of biomedicalization of life.

Methodology: a deductive research method is used, with a descriptive-explanatory procedure and a bibliographic and documental review research technique.

Results: the changes suffered by the medical-industrial complex promoted by the clash with financial capital and the reconfiguration of the relationship between disease and healthy states impacted the behavior of consumers.

Contributions: It is highlighted the need to improve the national regulation for the advertising of medicines, the unveiling of the pharmaceutical industry's marketing strategies in the creation of new diseases and the vulnerability of the healthy consumer in view of the economic power of the health market.

Keywords: Consumer; Medicines; Market; Health; Vulnerability


Palavras-chave


Consumidor; Medicamentos; Mercado; Saúde; Vulnerabilidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v3i70.5993

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