LA POLÍTICA PÚBLICA DE MEDIACIÓN DE CONFLICTOS APLICADA AL TRÍPODE ACADÉMICO: UN ANÁLISIS DE LAS ACTIVIDADES DE LA UNIVERSIDAD COMUNITARIA DE SANTA CRUZ DO SUL – UNISC

Fabiana Marion SPENGLER, Rafaela Matos Peixoto SCHAEFER

Resumo


Objetivo: analizar la mediación como política pública aplicada en la enseñanza, investigación   y   extensión   en   universidades   comunitarias, basándose   en   las actividades realizadas por la Universidad de Santa Cruz do Sul. El problema de la investigación es: ¿cuál es la contribución de las universidades comunitarias en la aplicación   de   la   política   pública   de   mediación? 

Metodología:   para   lograr   esta intención, se   utilizó   el   método   de   enfoque   inductivo, centrado   en   el   análisis bibliográfico. 

Resultados: las universidades comunitarias reiteran su compromiso social, ya que fortalecen la interacción entre el trípode académico y la comunidad.

Contribuciones: la pesquisa trae un estudio sobre las universidades comunitarias ysu funcionamiento en Brasil y comentarios sobre la Universidad de Santa Cruz doSul como modelo de institución comunitaria.

Palabras-Clave: Conflictos; Enseñanza; investigación y extensión; Mediación; Políticas públicas; Universidades comunitarias.

 

ABSTRACT

Objective: to analyze mediation as a public policy applied to teaching, research andextension   in   community   universities,   based   on   the   activities   carried   out   by   theUniversity of Santa Cruz do Sul. The research problem is: what is the contribution ofcommunity universities in implementing public mediation policy? 

Methodology: toachieve this goal the inductive approach method is used, centered on bibliographicanalysis.

Results: the community universities reiterate their social commitment, sincethey strengthen the interaction between the academic tripod and the community.Contributions:  the  research  brings  a  study  on   community  universities  and   theirfunctioning in Brazil and comments on the University of Santa Cruz do Sul as amodel of community institution.

Keywords: Conflict; Teaching; research and extension; Mediation; Public policy; Community universities.


RESUMO

Objetivo: analisar a mediação como política pública aplicada no ensino, na pesquisa e na extensão nas universidades comunitárias, a partir das atividades realizadas pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Têm-se como problema de pesquisa  a seguinte   investigação:   qual   a   contribuição   das   universidades   comunitárias   na concretização   da   política   pública   da   mediação?

Metodologia:   para alcançar tal intento,  recorreu-se   ao   método   de   abordagem   indutivo,   centrado   na   análise bibliográfica. 

Resultados:   as   universidades   comunitárias   reiteram   o   seu compromisso social, uma vez que fortalecem a interação entre o tripé acadêmico e a comunidade. 

Contribuições:   o   estudo   traz   um   estudo   sobre   as   universidades comunitárias e o seu funcionamento no Brasil e comenta sobre a Universidade deSanta Cruz do Sul como modelo de instituição comunitária.

Palavras-Chave:  Conflitos; Ensino; pesquisa e extensão; Mediação; Políticas públicas; Universidades comunitárias.


Palavras-chave


Conflictos; Enseñanza; investigación y extensión; Mediación; Políticas públicas; Universidades comunitarias.

Texto completo:

PDF (Español (España))

Referências


BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Resolução n. 125, de 29 de novembro de 2010. Brasília, 2010. Disponible en: http://www.cnj.jus.br/images/ atos_normativos/resolucao/resolucao_125_29112010_11032016162839.pdf Acceso en: 18 Jan. 2020.

BRASIL. Lei 13.140, de 26 de junho de 2015. Brasilia, 2015. Disponible en: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13140.htm. Acceso en: 18 Jan. 2020.

CALMON, Petronio. Fundamentos da mediação e da conciliação. 4. ed. Brasília, DF: Gazeta Jurídica, 2019.

DIAS, Luciano Souto; FARIA, Kamila Cardoso. A mediação e a conciliação no contexto do Novo Código de Processo Civil de 2015. Revista Jurídica, v. 03, n. 44, p. 597-630, Curitiba, 2016. Disponible en: http://revista.unicuritiba.edu.br/index. php/RevJur/article/view/1881 Acceso en: 10 jan. 2020.

GRUPO DE PESQUISA. Políticas Públicas no Tratamento dos Conflitos. Disponible en: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4855. Acceso en: 10 Jan. 2020.

HERMANY, Ricardo; JURUENA, Cynthia G. As universidades comunitárias e a sua relação com o fortalecimento da esfera local. Revista Técnica - Confederação Nacional de Municípios – Brasília. 2016. Disponible en: https://www.cnm.org.br/ cms/biblioteca_antiga/Revista%20T%c3%a9cnica %20(2016).pdf. Acceso em: 18 jan. 2020.

KIPPER, M. H.; RIZZATO, E. P.; VOGT, O. P. UNISC: a construção de uma universidade comunitária [recurso eletrônico]. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2014.

RELATÓRIO anual de atividades do projeto de extensão “A crise da jurisdição e a cultura da paz: a mediação como meio democrático, autônomo e consensuado de tratar dos conflitos”, referente ao ano de 2019. Não publicado, encaminhado para a Pró-reitoria de pós-graduação, pesquisa e extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul.

SCHMIDT, João Pedro. Para estudar políticas públicas: aspectos conceituais, metodológicos e abordagens teóricas. Revista do Direito. v. 3, n. 56, p. 119-149, set/dez. 2018a. Disponible en: https://online.unisc.br/seer/index.php/direito/index . Acceso en: 04 jan. 2020.

SCHMIDT, João Pedro. Universidades comunitárias e terceiro setor: fundamentos comunitaristas da cooperação em políticas públicas.1. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2018b.

SPENGLER, Fabiana Marion. Mediação de conflitos: da teoria à prática. 2. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2017.

UNISC. Desenvolvido pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Apresenta informações gerais sobre a instituição. Disponible en: https://unisc.br . Acceso em: 23 jan. 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v3i70.4243

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Jurídica e-ISSN: 2316-753X

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.