METODOLÓGIAS ATIVAS APLICADAS À DISCIPLINA DO DIREITO DOS TRANSPORTES NA FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ – (FAP)

Antônio Jorge Pereira JUNIOR, Liliane Gonçalves MATOS

Resumo


RESUMO

O presente artigo estabelece estratégias metodológicas para o desafio de ensinar a disciplina do Direito do Transporte no curso de Direito. Primeiramente se caracterizou a matéria e contextualizou as dificuldades de seu ensino/aprendizado. Após, analisaram-se métodos didáticos participativos úteis na tarefa de aprendizagem. Por fim, estruturou-se o plano de aula, discriminando-se conteúdo e competências desenvolvidas em cada unidade letiva. Na perspectiva adotada, o discente é o sujeito principal da tarefa cognitiva e o docente o facilitador, apoiando-se na inteligência emocional e comunicação adequada. O trabalho defende que o círculo do aprendizado deve levar o aluno a perceber que o conhecimento não é fechado ou hermético, mediante o ensino dialogado. O método utilizado é descritivo-analítico, baseado no estudo de caso realizado na turma do 10º semestre noturno, turma de graduados e transferidos da Faculdade Paraíso do Ceará (FAP), ministrado com um encontro semanal durante o ano de 2017 na cadeira de Direito dos Transportes. A pesquisa é qualitativa, pois versou sobre disposições bibliográficas não fazendo uso de números e tabelas.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino jurídico; Métodos didáticos participativos; Contratos; Direito dos transportes; Prática docente.

 

ABSTRACT

The present article establishes methodological strategies for the challenge of teaching the discipline of Transport Law in the course of Law. Firstly, it characterized the subject and contextualized the difficulties of his teaching/learning. Afterwards, participatory didactic methods useful in the learning task were analyzed. Finally, the lesson plan was structured, and content and competences developed in each learner unit. In the perspective adopted, the student is the main subject of the cognitive task and the teacher the facilitator, relying on the emotional intelligence and adequate communication. The paper argues that the learning circle should lead the student to realize that knowledge is not closed or hermetic, through dialogue teaching. The method used is descriptive-analytical, based on the case study carried out in the 10th semester, class of graduates and transferred from the Faculdade Paraíso do Ceará (FAP), taught with a weekly meeting during 2017 in the. The research is qualitative, because dealt with bibliographical dispositions not making use of numbers and spread sheet.

KEYWORDS: Legal education; Participatory didactic methods; Contracts; Transport law; Teaching practice.


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