PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS E SEUS REFLEXOS NA CIDADANIA

AURO HADANO TANAKA, YVETE FLAVIO DA COSTA

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar a evolução do sistema de previdência social da origem até a criação e funcionamento dos Regimes Próprios de Previdência no Brasil, bem como os seus reflexos no exercício da cidadania. O desenvolvimento de um sistema previdenciário é uma consequência lógica do desenvolvimento dos direitos humanos e civis e representa um importante exemplo de direito à cidadania. À medida que uma sociedade se desenvolve as necessidades de seus cidadãos se modificam e diversificam, implicando em um aprimoramento de todas as demais áreas das ciências para atender tais necessidades. Adotando uma visão mais humanista, é imprescindível valorizar cada indivíduo como um importante elemento constitutivo da sociedade. Sendo assim, verifica-se a necessidade de amparar adequadamente cada indivíduo que participou ativamente do desenvolvimento dessa sociedade, garantindo-lhe recursos para se manter no ocaso de sua vida, quando diminurá sua capacidade produtiva. No caso dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), que cuidam essencialmente da previdência dos servidores públicos, está havendo uma revisão da forma como deve ser estabelecida e gerida sua previdência, tentando-se equilibrar o seu caráter retributivo (por todo trabalho prestado) com o orçamento público necessário para sua manutenção. Uma correta administração dos fundos de pensão dos servidores públicos, além de constituir um importante elemento de valorização humana desses servidores, também acarretará uma diminuição desse encargo atribuído ao Estado, podendo o orçamento público ser utilizado de forma mais eficiente em favor da população, o que constituirá claro instrumento de exercício de cidadania.

Palavras-chave


Previdência social; Regime Próprio de Previdência (RPPS); OCDE; Servidor público; Cidadania

Texto completo:

PDF

Referências


BEVERIDGE, William Henri. Seguro social y serviços afines: informe de Lord Beveridge. Título Original: Social insurance and allied services. Madrid: Centro de Publicaciones del Ministerio de Trabajo y Seguridad Social, 1989.

BIANCO, Dânae Dal. Princípios Constitucionais da Previdência Social. São Paulo: LTr, 2011.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos humanos e cidadania. 2. ed. reformada. São Paulo: Moderna, 2004.

FOLMANN, Melissa et al. (org.). Previdência & Argumento Econômico. Curitiba: Juruá, 2012.

MARTINS, Sergio Pinto. Direito da Seguridade Social. 34 ed. São Paulo: Atlas, 2013.

MASSANBANI, Vânia. A Proteção Previdenciária Prevista no Acordo do Mercosul. São Paulo: LTr, 2013.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 40 ed. São Paulo: Malheiros, 2013.

MENICUCCI, Telma Maria Gonçalves. Público e Privado na Política de Assistência à Saúde no Brasil. Atores, processos e trajetória. 1 reimpressão. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2015.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Introdução à Administração Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2009.

OLIVEIRA, Raul Miguel Freitas de Oliveira. Previdência dos Servidores Públicos. 1 ed. São Paulo: JHMIZUNO, 2013.

OECD. Organisation for Economic Co-Operation and Development (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). OECD Reviews of Human Resource Management in the Federal Government of Brasil. Paris: OECD, 2010. Acessível em: http://www.keepeek.com/Digital-Asset-Management/oecd/governance/avaliacao-da-gestão-de-recursos-humanos-no-governo-relatorio-da-ocde-brasil_9789264086098-pt. Acesso em: 10 ago. 2015.

PORTO, Valéria. Previdência Social dos Servidores Públicos. Curitiba: Juruá, 2014.

SANTOS, Clezio Saldanha dos. Introdução à Gestão Pública. São Paulo: Saraiva, 2006.

WEINTRAUB, Arthur Bragança de Vasconcellos. Manual de Direito Previdenciário Privado. 1 ed. São Paulo: Ed. Juarez de Oliveira, 2004.

______ . Previdência Privada: atual conjuntura e sua função complementar ao regime geral da previdência social. 1 ed. São Paulo: Ed. Juarez de Oliveira, 2002.

______ . Responsabilidade dos Administradores de Fundos de Pensão. 1 ed. São Paulo: Ed. Juarez de Oliveira, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/rbp.v6i1.4626

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Rev. Bras. Prev, Curitiba, Paraná, Brasil. eISSN: 2317-0158

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.