A INFLUÊNCIA DA AUTOMAÇÃO EM UM PROCESSO DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA MOVELEIRA

Marcel Brambatti, Vagner Luis Bazzanello, Alaércio De Paris, Aleixon Romanowski

Resumen


A automação é um dos principais frutos dos avanços tecnológicos advindos após a segunda grande guerra e tem sido utilizada amplamente pela indústria, principalmente naqueles de produção em massa, com itens seriados, visando aumentar a eficiência técnica e alocativa, melhorar a qualidade, diminuir a dependência de mão-de-obra especializada, entre outros. Entretanto, a indústria de bens customizados de baixo e médio volumes, posicionadas nas direções dos extremos da matriz de produto-processo de Hayes e Wheelwright (1979), vem adotando a automação como forma de aumentar sua competitividade frente à concorrência. Este artigo objetiva analisar a metodologia utilizada para adequação de projetos e produção de indústrias moveleiras que buscaram na automação uma forma de crescer e aumentar sua produção. Serão avaliadas as mudanças nos conceitos de projetos, organização física da manufatura e sistemas de medição da produção adotados frente a essa nova estratégia. Será estudada uma fabricante de grande porte de móveis estofados situada no Rio Grande do Sul, atuante no mercado nacional, uma unidade fabril e vinte linhas de produtos. No estudo do caso foram percebidas cinco medidas, tratadas em etapas, em direção a automação do processo produtivo: seleção de matérias-primas, avaliação do design de produtos utilizando informações de mercado (clientes, distribuidores e parceiros), seleção e adoção de tecnologias, implantação de metodologia de projetos e, por fim, adequação do processo produtivo. Na conclusão de todas as etapas, tais medidas se traduziram em um padrão de crescimento que promove mudanças internas de forma rápida e eficiente. Por fim, esse estudo contribui na apresentação dos passos utilizados pela empresa em direção à mudança de posicionamento na matriz produto-processo proposta por Hayes e Wheelwright.


Palabras clave


automação; eficiência; competitividade; matriz de produto e processo.

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