CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS DE INOVAÇÃO: UMA COMPARAÇÃO TRANSCULTURAL ENTRE O BRASIL E A CHINA

André Luiz Mendes Athayde, Adson Alves Pereira

Abstract


Este estudo objetivou refletir sobre a possível influência das culturas nacionais nas características inovadoras de seus cidadãos, a partir de uma comparação entre as culturas brasileira e chinesa. Para tanto, almejou-se verificar quais as diferenças estatisticamente significantes entre brasileiros e chineses quanto às suas características individuais de inovação, discutindo-se possíveis diferenças à luz das características culturais dos dois países. A amostra da pesquisa foi composta de 3.306 chineses e de 1.762 brasileiros, a qual foi submetida a testes estatísticos de correlação e de comparação de médias. Cinco variáveis   representaram a inovação: (1) Importância  dada  pelos respondentes  ao  ensino  da  criatividade  às  crianças;  (2) Opinião  dos  respondentes  acerca  de mudanças   futuras   que   deem   mais   importância   ao   desenvolvimento   da   tecnologia;   (3) Concordância dos  respondentes acerca da afirmação:  “Ciência e tecnologia estão tornando nossa vida mais saudável, fácil e confortável”; (4) Concordância dos respondentes acerca da afirmação: “Devido à ciência e à tecnologia, a próxima geração terá mais oportunidades”;  e (5) Opinião dos respondentes acerca da ciência e da tecnologia: “O mundo está melhor ou pior por causa delas?”. Para os dois países, o sexo masculino correlacionou-se à maior inovação, o que pode estar associado às características culturais do patriarcalismo no Brasil e do feudalismo e confucionismo na China. Ademais, os achados apontaram que os chineses apresentam um perfil mais inovador que os brasileiros. Os resultados mostraram-se compatíveis com características da cultura nacional dos dois países contrastados, o que reforça a relevância de estudos que tratem desta temática sob uma abordagem transcultural.

Keywords


Gestão da inovação; China; Brasil; Estudo transcultural; Cultura nacional

References


AHMED, P. K. Culture and climate for innovation. European Journal of Innovation Management, v. 1, p. 30–43, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1108/14601069810199131

ALSSWEY, A.; AL-SAMARRAIE, H.; YOUSEF, R. Hofstede’s dimensions of culture and gender differences in UI satisfaction. Journal of Reliable Intelligent Environments, v. 8, p. 183-191, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s40860-021-00143-4

ALVES, J. E. D. População da China: bônus demográfico e envelhecimento. EcoDebate, Rio de Janeiro, ISSN 2446-9394, 05/07/2019. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2019/07/05/populacao-da-china-bonus-demografico-e-envelhecimento-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/. Acesso em: 06 nov. 2022.

ANDERY, M. A. P. A. Comportamento e cultura na perspectiva da análise do comportamento. Revista Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 203-217, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.18761/perspectivas.v2i2.69

ARAÚJO, R. A. de M.; CORREIA; T. de S.; CÂMARA, R. P. de B. Influence of environmental innovation on corporate sustainability in Latin American companies. Organizações & Sociedade, v. 29, n. 101, p. 297-322, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-92302022v29n0013EN

ATHAYDE, A. L. M.; TORRES, C. V. Employees’ use of sources of guidance at work: a cross-cultural comparison between the United States and Brazil. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais – INTERNEXT, v. 17, n. 2, p. 152-168, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.18568/internext.v17i2.669

AYERBE, L. F.; BOJIKIAN, N. M. P. Negociações econômicas internacionais: abordagens, atores e perspectivas desde o Brasil. São Paulo: Unesp: Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação, 2011. Disponível em: https://ieei.unesp.br/portal/wp-content/uploads/2012/04/Resenha-de-Negociacoes-economicas-internacionais-por-Maria-Helena-Tachinardi.pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.

BATES, D. G.; PLOG, F. Cultural anthropology. New York: McGraw-Hill, 1990.

BRASIL, Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Brasil ocupa o 57° lugar entre os 132 países mais inovadores. Brasília: INPI 2021. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/wipo_pub_2000-section3.pdf Acesso em: 15 nov. 2022.

BUCHANAN, L. B. The impact of big five personality characteristics on group cohesion and creative task performance. Kuwait Chapter of Arabian Journal of Business and Management Review, v. 4, n. 5, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10919/30415

BUENO, A. O Futuro pertencerá às crianças? Anais... VIII Simpósio Electrónico Internacional sobre Política China, v. 24, p. 75-81, 2017. Disponível em http://www.asiared.com/es/downloads2/17_2-s_andre-bueno.pdf. Acesso em: 08 nov. 2022.

CAPES. Evolução do SNPG no decênio do PNPG 2011-2020, 2021 Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de conteudo/07032022_EvolucaodoSNPGnodeceniodoPNPG20112020_ISBNWeb.pdf. Acesso em: 06 nov. 2022.

CARMO, M. C. B.; MAGALHÃES, C.M.; Tecnologia de aquecimento solar em uma instituição de longa permanência para idosos: um estudo da melhoria na qualidade de vida. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 15, p. 598-515, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3895/rts.v15n37.9787

CASTRO, M. P; GUIMARÃES, T. A. Dimensões da inovação em organizações da justiça: proposição de um modelo teórico-metodológico. Cadernos Ebape.br, v. 17, n. 1, p. 173-184, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1679-395167960

CERINSEK, G.; DOLINSEK, S. Identifying employees innovation competency in organizations. International Journal Innovation and Learning, v. 6, n. 2, p. 164-177, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1504/IJIL.2009.022811

CGEE – CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS. Relatório de Gestão do Exercício de 2015, Brasília, 2015. Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10182/919100/Rel-TCU-2015.pdf. Acesso em: 06 nov. 2022.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

COHEN, W. A teoria aplicada de Drucker: 40 fundamentos essenciais do pai da administração moderna. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

COOPER, R. G. The new product process: a decision guide for management. Journal of Marketing Management, v. 3, n. 3, p. 238-255, 1988. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0267257X.1988.9964044

COSTA, R. N. R.; UVEDA, V. P.; NODARI, C. H.; GANZER, P. P.; TOMAZZONI, D.; VEIGA-NETO, A. R.; PRODANOV, C. C.; OLEA, P. M.; DORION, E. C. H. Inovação e Pessoas: Agentes ou Restrições à Inovação, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/323740564_Inovacao_e_Pessoas_Agentes_ou_Restricoes_a_Inovacao. Acesso em: 20 mai. 2022.

COSTA, M. C. Ainda somos poucas: exclusão e invisibilidade na Ciência. Cadernos Pagu, v. 27, 2006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644791

CSIKSZENTMIHALYI, M. Creativity. Flow and the Psychology of discovery and invention. New York: Harper Collins, 1996.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor: Prática e princípios. São Paulo-SP: Cengage Learning, 2016.

DUARTE, F. Exploring the interpersonal transaction of the Brazilian jeitinho in bureaucratic contexts. Organization, v. 13, n. 4, p. 509-527, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1350508406065103

DEL PRIORE, M. Histórias e conversas de mulher. 2. ed. São Paulo: Planeta, 2014.

EASTMAN, J. K.; EASTMAN, K. L.; TOLSON, M. A. The relationship between ethical ideology and ethical behavior intentions: An exploratory look at physicians’ responses to managed care dilemmas. Journal of Business Ethics, v. 31, p. 209–224, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1023/A:1010793118936

ECODEBATE. As 14 maiores economias do mundo de 1980 a 2022. 2022. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2022/05/23/as-14-maiores-economia-do-mundo-de-1980-a-2022/. Acesso em: 15 dez. 2022.

FERNANDES, M., F. G. Negociação Brasil e China: seus principais aspectos culturais. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2008.

FIELD, A. Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics. London: Sage Publications, 2013.

GALLEGO-ÁLVAREZ, I.; ORTAS, E. Corporate environmental sustainability reporting in the context of national cultures: A quantile regression approach. International Business Review, v. 26, n. 2, p. 337-353, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ibusrev.2016.09.003

GIL, A. C. Métodos e técnicas em pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GLOBAL INNOVATION INDEX. GII 2021 results. 2021. Disponível em: https://www.globalinnovationindex.org/userfiles/file/reportpdf/GII-2021/GII_2021_results.pdf. Acesso em: 11 nov. 2022.

GOLDSMITH, R. E.; FOXALL, G. R. The measurement of innovativeness. In: L. V., SHAVININA (Org.). The international handbook on innovation (pp. 321-330). Québec: Elsevier, 2003.

GOMES, I. D.; SILVA, L. B. da; SILVA, A. M. S.; PASCUAL, J. G.; COLAÇO, V. de F. R.; XIMENES, V. M. O social e o cultural na perspectiva histórico-cultural: tendências conceituais contemporâneas. Psicologia em Revista, v. 22, n. 3, p. 814-831, 2016. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-955827

GOUVEIA, V. V.; CLEMENTE, M. O individualismo-coletivismo no Brasil e na Espanha: Correlatos sócio-demográficos. Estudos de Psicologia, v. 5, p. 317-346, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2000000200003

HAYTON, J.; GEORGE, G.; ZAHRA, S. National culture and entrepreneurship: a review of behavioral research. Entrepreneurship Theory and Practice. v. 26, n. 4, p. 33-52. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1177/104225870202600403

HOFSTEDE, G. Dimensionalizing Cultures: The Hofstede Model in Context. Online Readings in Psychology and Culture, v. 2, n. 1, p. 1-26, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.9707/2307-0919.1014

HOFSTEDE INSIGHTS. Country Comparison Tool, 2023. Disponível em: www.hofstede-insights.com/country-comparison/brazil,china/. Acesso em: 20 jan. 20223.

HONDZEL, C. D.; GULLIKSEN, M. S. Culture and creativity: Examining variations in divergent thinking within Norwegian and Canadian communities. Sage Open, v. 5, n. 4, n. p. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1177/2158244015611448

HSIEH, H.-L.; HSIEH, J.-R.; WANG, I.-L. Linking personality and innovation: The role of knowledge management. World Transactions on Engineering and Technology Education, v. 9, n. 1, p. 38–44, 2011.

HU, W., SHEN, J.; LIN, C.; ADEY, P. The comparisons of the development of scientific creativity between English and Chinese adolescents. Acta Psychologica Sinica, v. 36, n. 6, p. 718-731, 2004. Disponível em: https://journal.psych.ac.cn/acps/EN/abstract/abstract2891.shtml

HURT, H. T.; JOSEPH, K.; COOK, C. D. Scales for the measurement of innovativeness. Human Communication Research, v. 4, p. 58–65, 1977. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1468-2958.1977.tb00597.x

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estatísticas de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/genero/20163-estatisticas-de-genero-indicadores-sociais-das-mulheres-no-brasil.html?=&t=publicacoes. Acesso em: 14 nov. 2022.

KLEYSEN, R. F.; STREET, C. T. Toward a multi-dimensional measure of individual innovative behavior. Journal of Intellectual Capital, v. 2, n. 3, p. 284-296, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1108/EUM0000000005660

KUMAR, S.; GIRIDHAR, V.; SADARANGANI, P. A cross-national study of environmental performance and culture: Implications of the findings and strategies. Global Business Review, v. 20, n. 4, p. 1051-1068, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0972150919845260

LARAIA, R. B. Cultura. Um conceito antropológico. 16. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

LEE, S. M.; PETERSON, S. J. Culture, entrepreneurial orientation, and global competitiveness. Journal of World Business, v. 35, n. 4, p. 401–416, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S1090-9516(00)00045-6

LIMA, R. O.; LINS; R. G.; ANDRADE, A. A. de. A novel method for assessing the impacts of innovation and technology transfer: a case study of Brazilian manufacturers in the electric energy center. Brazilian Business Review – BBR, v. 19, n. 13, p. 246-267, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.15728/bbr.2022.19.3.2.en

MELLO, K.; PEDRO, W. J. A. Gênero, ciência e tecnologia: as mulheres inventoras na Universidade Federal de São Carlos. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 15, n. 36, p. 134-150, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3895/rts.v15n36.7811

MELO, H. P.; LASTRES, H. M. M.; MARQUES, T. C. N. Gênero no sistema de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Revista Gênero, v. 4, n. 2, p. 73-94, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.22409/rg.v4i2.247

MENGZE, X. Estudos Comparativos sobre as Atitudes de Procriação nos Contextos Chinês e Português (1973-2013). 2013. 84 f., Dissertação de Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial. Universidade do Minho. Instituto de Letras e Ciências Humanas. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/45947/1/Xu%20Mengze.pdf. Acesso em: 16 nov. 2022.

MIDGLEY, D. F. Innovation and new product marketing. Londres: Routledge Library Editions: Marketing, 2015.

MOTA, S. R. F. Jeitinho brasileiro, mazelas históricas e cultura jurídico-tributária. Florianópolis-SC: Insular, 2012.

MOTTA, L. A. S. da; GOMES, J. S. Interações entre cultura nacional, cultura organizacional e gestão pública. Contabilidad y Negocios, v. 14, n. 27, p. 89-103, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.18800/contabilidad.201901.006

OLIVEIRA, E. de; ALVES, A. F. Uma análise literária sobre o conceito de cultura. Revista Brasileira de Educação e Cultura, v. 11, p. 1-18, 2015.

RAMOS, A. S. M.; PIMENTA, I. L.; RODRIGUES, P. A. B. Diferenças de percepção de adotantes e não-adotantes quanto ao uso de serviços de Mobile Banking e sua relação com as características individuais de inovatividade. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 4, n. 3, p. 34-43, 2010. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pca/article/view/11018/7813

ROGERS, E. M. Diffusion of Innovations. New York: Ed. The Free Press, 1983.

SACRAMENTO, P. M.; TEIXEIRA, R. M. Inovação e Aprendizagem de Empreendedores no Setor de Turismo: Análise Comparativa de Casos de Empresas de Pequeno e Médio Porte na cidade de Aracajú-Sergipe. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 13, n. 3, p. 121-139, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.7784/rbtur.v13i3.1586

SANTOS, T. dos. A globalização reforça as particularidades. In: SANTOS, M. et al. (Org.). Território, globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec/ANPUR, 1994.

SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1911.

SERRA, L. F.; PHEYSEY, C. B. Cingapura: a importância do ensino na trajetória do país do Terceiro Mundo ao Primeiro. [Brasília]: Ministério de Relações Exteriores, setembro de 2012. Disponível em: https://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/Oslo/pt-br/file/09_Cultural/09-10-Mundo_Afora_09.pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.

SMITH, P. B., HUANG, H. J., HARB, C., TORRES, C. How distinctive are indigenous ways of achieving influence? A comparative study of guanxi, wasta, jeitinho, and “pulling strings”. Journal of Cross-Cultural Psychology, v. 43, n. 1, p. 135-150, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0022022110381430

STROBINO, M. R. C.; TEIXEIRA, R. M. Empreendedorismo feminino e o conflito trabalho-família: estudo multicasos no setor de comércio de material de construção da cidade de Curitiba. Revista de Administração, v. 49, n. 1, p. 59-76, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.5700/rausp1131

VILA, L. E., PEREZ, P. J.; COLL-SERRANO, V. Innovation at the workplace: Do professional competencies matter? Journal of Business Research, v. 67, p. 752-757, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2013.11.039

VILA, L. E., PEREZ, P. J.; MORILLAS, F. G. Higher education and the development of competencies for innovation in the workplace. Management Decision, v. 50, n. 9, p. 1634-1648, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1108/00251741211266723

WAJCMAN, J. Feminism and Constructivism: Do Artifacts Have Gender? Science, Technology & Human Values, v. 20, n. 3, p. 332-351, 1995. Disponível em: https://doi.org/10.1177/016224399502000304

WORLD VALUES SURVEY - WVS. What we do. 2023. Disponível em: http://www.worldvaluessurvey.org/WVSContents.jsp. Acesso em: 11 jan. 2023.

YUAN, F.; WOODMAN, R. W. Innovative behavior in the workplace: The role of performance and image outcome expectations. Academy of Management Journal, v. 53, n. 2, p. 323-342, 2010. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/25684323

YI, M. Y.; FIEDLER, K. D.; PARK, J. S. Understanding the role of individual innovativeness in the acceptance of it-based innovations: Comparative analyses of models and measures. Decision Sciences, v. 37, n. 3, p. 393–426, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1540-5414.2006.00132.x


Refbacks

  • There are currently no refbacks.