ANTECEDENTES E EFEITOS DA SATISFAÇÃO E CONFIANÇA NA INTENÇÃO DE RECOMPRA ONLINE

Claudia Rosa Acevedo, Fernanda Celeste Alves Pussi, Júlia Zanette Andrade, Mariana Lafont Azevedo, Rafael Russo de Francisco, Bruno Alves Catão

Resumo


Objetivo: O presente estudo visa analisar os antecedentes e efeitos da Satisfação e Confiança sobre a Intenção de Recompra. Método: Pesquisa quantitativa com 481 respondentes. Resultados: Ficou provado que Informação do Produto e Aparência do site influenciam positivamente na Satisfação com o Produto, que por sua vez, tem influência positiva sobre Confiança em Terceiros, Confiança no Site e Intenção de Recompra. Esta última é influenciada pela Satisfação e pela Confiança no site. Conclusão: As aplicações gerenciais do presente estudo referem-se à possibilidade de compreensão dos fatores que influenciam positivamente a Intenção de Recompra, que está fortemente relacionada com a lealdade e é muito positiva para os varejistas. Limitações: A pesquisa transversal é uma fotografia de um momento no tempo, não levando em conta possíveis alterações contextuais. As hipóteses foram estabelecidas sem variáveis controle, o que pode gerar imprecisão dos resultados. A amostra utilizada, apesar de numerosa, não foi probabilística.


Texto completo:

PDF

Referências


Ajzen, I., & Fishbein, M. (2005). The influence of attitudes on behavior.

Bhattacherjee, A. (2002). Individual Trust in Online Firms: Scale Development and Initial Test. Journal of Management Information Systems, 19(1), 211–241.

Boueri, L., & Ferreira, J. (2016). Efeitos da Satisfação, Confiança e seus Antecedentes na Intenção de Recompra Online. (Thesis).

Chou, S.-W., & Hsu, C.-S. (2015). Understanding online repurchase intention: social exchange theory and shopping habit. Information Systems and E-Business Management, 14(1), 19–45.

Corrar, L. J., Paulo, E., & Dias Filho, J. M. (2007). Análise Multivariada. Atlas.

E-commerce Brasil. (2020). E-commerce brasileiro cresce 22,7% com faturamento de R$ 75 bi em 2019. Retrieved 29 September 2021, from https://bit.ly/36jChHu >.

Endo, S., Yang, J., & Park, J. (2012). The investigation on dimensions of e-satisfaction for online shoes retailing. Journal Of Retailing And Consumer Services, 19(4), 398-405.

Everitt, B. S., & Skrondal, A. (2010). The Cambridge Dictionary of Statistics. Cambridge.

Garcia, A. d. S. (2013). A relação entre as dimensões da confiança e seus antecedentes com lealdade e boca a boca no contexto de compras online [PublishedVersion, Universidade do Vale do Rio dos Sinos]. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4266

Grabner-Kräuter, S., & Kaluscha, E. (2003). Empirical research in on-line trust: a review and critical assessment. International Journal Of Human-Computer Studies, 58(6), 783- 812.

Hair, J., Anderson, R., & Babin, B. (2005). Multivariate data analysis. Pearson.

Hooper, D., Coughlan, J., & R. Mullen, M. (2008). Structural Equation Modeling: Guidelines for Determining Model Fit. Journal of Business Research Methods, 6(1), 53–60.

Kaiser, H. F. (1974). An index of factorial simplicity. Psychometrika, 39(1), 31–36.

Kline, R. B. (2015). Principles and practice of structural equation modeling. The Guilford Press.

Kotler, P., & Keller, K. (2012). Administração de Marketing (14th ed.). Pearson Education do Brasil.

Li, N., & Zhang, P. (2002). Consumer Online Shopping Attitudes and Behavior: An Assessment of Research. Eighth Americas Conference On Information Systems, Dallas,Texas.

Ling, K., Chen, Z., Ying, G., & Meng, T. (2012). Antecedents of Online Customer Satisfaction in China. International Business Management, 6(2), 168-175.

Liu, X., He, M., Gao, F., & Xie, P. (2008). An empirical study of online shopping customer satisfaction in China: a holistic perspective. International Journal Of Retail & Distribution Management, 36(11), 919-940.

Nemat, R. (2011). Taking a look at different types of ecommerce. World Applied Programming, 1(2), 100–104.

Neves, J. A. B. (2018). Modelo de equações estruturais: uma introdução aplicada. Escola Nacional de Administração Pública (Enap).https://bit.ly/3NinFZp

Phama, T., & Ahammad, M. (2017). Antecedents and consequences of online customer satisfaction: A holistic process perspective. Technological Forecasting And Social Change, 124, 332-342.

Rohden, S., Matos, C., & Curth, M. (2016). Intenções de recompra e confiança do consumidor on-line. Revista De Ciências Da Administração, 18(45), 9-24.

Rose, S., Clark, M., Samouel, P., & Hair, N. (2012). Online Customer Experience in e Retailing: An empirical model of Antecedents and Outcomes. Journal of Retailing, 88(2), 308–322.

Schermelleh-Engel, K., & Moosbrugger, H. (2003). Evaluating the Fit of Structural Equation Models: Tests of Significance and Descriptive Goodness-of-Fit Measures. Methods of Psychological Research Online, 8(2), 23–74.

Tic Domicílios. (2018). Principais Resultados TIC Domicílios. Retrieved 29 September 2020, from https://bit.ly/3JKnLac .

Toufaily, E., Ricard, L., & Perrien, J. (2013). Customer loyalty to a commercial website: Descriptive meta-analysis of the empirical literature and proposal of an integrative model. Journal of Business Research, 66(9), 1436–1447.

Wen, C., Prybutok, V., & Xu, C. (2011). An Integrated Model for Customer Online Repurchase Intention. Journal of Computer Information Systems, 52(1), 14- 23.

Yong, A. G., & Pearce, S. (2013). A Beginner’s Guide to Factor Analysis: Focusing on Exploratory Factor Analysis. Tutorials in Quantitative Methods for Psychology, 9(2), 79–94.

Zhang, Y., Fang, Y., Wei, K., Ramsey, E., McCole, P., & Chen, H. (2011). Repurchase intention in B2C e-commerce—A relationship quality perspective. Information & Management, 48(6), 192-200.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.