ITALIANIDADE E EMPREENDEDORISMO NA EMPRESA FAMILIAR: PASSADO E PRESENTE NO AGROTURISMO CAPIXABA

Annor da SILVA JUNIOR, Rita de Cassia ZUCCOLOTTO

Resumo


RESUMO
Analisou-se como os valores da italianidade e o empreendedorismo de uma família empresária influenciaram na criação e no desenvolvimento de uma empresa familiar capixaba atuante no setor do agroturismo em Venda Nova do Imigrante, no Estado do Espírito Santo. Para isso, articulou-se aspectos conceituais acerca da italianidade, agroturismo empreendedorismo e empresa familiar. Realizou-se um estudo de caso de natureza qualitativa com dados coletados por meio de triangulação (pesquisa documental, observação assistemática e entrevistas semiestruturadas) e submetidos à análise de conteúdo do tipo temática. A análise do caso permitiu identificar a relação entre o passado e o presente da dinâmica empreendedora de uma família empresária de origem italiana que imigrou para a região de Venda Nova do Imigrante. Ancorado nos valores da italianidade, a família empresária vem agindo de forma empreendedora desde a criação da empresa familiar que, atualmente, possui atuação no agroturismo. Identificou-se que os valores da italianidade e o empreendedorismo transnacional de e social da Família Trevisan influenciaram na criação e configuração dos subsistemas de L'azienda (empresa familiar) e na decisão por empreender no agroturismo. Essas decisões tiveram impacto na permanência da família empresária em Venda Nova do Imigrante, na perenidade da empresa familiar e no desenvolvimento local/regional.

Palavras-chave: Italianidade; Empreendedorismo; Empresa familiar; Agroturismo capixaba.


ABSTRACT
The study analyzed how the values of Italianness and the entrepreneurship of an entrepreneurial family influenced the creation and development of Capixaba's family business engaged in the agrotourism sector in Venda Nova do Imigrante, in the state of Espírito Santo, Brazil. For this purpose, conceptual aspects concerning Italianness, agritourism, entrepreneurship, and family business were articulated. A qualitative case study was conducted, with data collected through triangulation (documentary research, unsystematic observation, and semi-structured interviews) and submitted to thematic content analysis. The case analysis allowed for identifying the relationship between the past and present of an entrepreneurial dynamics of an Italian-origin entrepreneurial family that immigrated to the Venda Nova do Imigrante region. Anchored in the values of Italianness, the entrepreneurial family has been acting entrepreneurially since the creation of the family business, which is currently active in agritourism. It was identified that the values of Italianness and the transnational immigrant and social entrepreneurship of the Trevisan Family influenced the creation and configuration of the subsystems of L'azienda (the family business) and the decision to engage in agritourism. These decisions had an impact on the entrepreneurial family's permanence in Venda Nova do Imigrante, the longevity of the family business, and local/regional development.


Keywords: Italianness; Entrepreneurship; Family business; Capixaba's agrotourism.


RESUMEN
Se analizó cómo los valores de la italianidad y el emprendimiento de una familia empresaria influenciaron en la creación y el desarrollo de una empresa familiar capixaba activa en el sector del agroturismo en Venda Nova do Imigrante, en el estado de Espírito Santo. Para ello, se articularon aspectos conceptuales sobre la italianidad, el agroturismo, el emprendimiento y la empresa familiar. Se realizó un estudio de caso de naturaleza cualitativa con datos recolectados mediante triangulación (investigación documental, observación asistemática y entrevistas semiestructuradas) y sometidos a análisis de contenido de tipo temático. El análisis del caso permitió identificar la relación entre el pasado y el presente de la dinámica emprendedora de una familia empresaria de origen italiano que emigró a la región de Venda Nova do Imigrante. Anclada en los valores de la italianidad, la familia empresaria ha estado actuando de manera emprendedora desde la creación de la empresa familiar que, actualmente, opera en el agroturismo. Se identificó que los valores de la italianidad y el emprendimiento transnacional de inmigrante y social de la Familia Trevisan influyeron en la creación y configuración de los subsistemas de L'azienda (empresa familiar) y en la decisión de emprender en el agroturismo. Estas decisiones impactaron en la permanencia de la familia empresaria en Venda Nova do Imigrante, en la perennidad de la empresa familiar y en el desarrollo local/regional.

Palabras clave: Italianidad; Emprendimiento; Empresa familiar; Agroturismo capixaba.


Palavras-chave


Italianidade; Empreendedorismo; Empresa familiar; Agroturismo capixaba.

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