ISOMORFISMO INSTITUCIONAL E A POLÍTICA DE QUALIFICAÇÃO DE SERVIDORES NOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DAS NORMATIVAS NA FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

ALESSANDRO GUSTAVO SOUZA ARRUDA, ELCIO GUSTAVO BENINI, JOSELIZA ALESSANDRA VANZELA TURINE, LUANA RODRIGUES PARAGUASSU

Resumo


RESUMO
Este estudo teve como objetivo analisar o isomorfismo institucional na política de qualificação de servidores nos tribunais de justiça da região Centro-Oeste do Brasil. A pesquisa fundamentou-se na teoria institucional, destacando a importância de equilibrar o isomorfismo institucional com a inovação para garantir a qualidade da formação oferecida pelas Escolas Judiciais. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com análise documental de leis, resoluções, portarias e projetos político-pedagógicos das Escolas Judiciais e Tribunais de Justiça. Na coleta de dados, utilizaram-se documentos eletrônicos disponíveis nos sites das instituições, abrangendo desde a criação das Escolas Judiciais até os dias atuais. Verificou-se que as normativas e diretrizes estabelecidas pelo Poder Judiciário exercem um impacto significativo na formação e aperfeiçoamento profissional dos servidores. No entanto, percebeu-se que as Escolas Judiciais apresentam particularidades na estrutura organizacional, objetivos, entre outros, evidenciando uma certa autonomia institucional, o que promove a inovação na qualificação dos servidores. Como contribuição, esta pesquisa irá embasar o desenvolvimento da qualificação dos servidores do Poder Judiciário, ressaltando a necessidade de políticas públicas que considerem as especificidades das Escolas Judiciais. As implicações práticas incluem a promoção de uma formação de alta qualidade, adaptada às demandas do cenário educacional em constante evolução.


Palavras-chave: Isomorfismo institucional; política de qualificação de servidores; Escolas Judiciais; Normativas.


ABSTRACT
This study aimed to analyze institutional isomorphism in the qualification policy of civil servants in the courts of justice in the Central-West region of Brazil. The research was based on institutional theory, highlighting the importance of balancing institutional isomorphism with innovation to guarantee the quality of training offered by Judicial Schools. To this end, qualitative research was carried out, with documentary analysis of laws, resolutions, ordinances and political-pedagogical projects of Judicial Schools and Courts of Justice. In data collection, electronic documents available on the institutions' websites were used, covering the period from the creation of the Judicial Schools to the present day. It was found that the regulations and guidelines established by the Judiciary have a significant impact on the training and professional development of civil servants. However, it was noticed that the Judicial Schools present particularities in the organizational structure, objectives, among others, demonstrating a certain institutional autonomy, which promotes innovation in the qualification of civil servants. As a contribution, this research will support the development of qualifications for Judiciary employees, highlighting the need for public policies that consider the specificities of Judicial Schools. Practical implications include promoting high-quality training, adapted to the demands of the constantly evolving educational landscape.

Keywords: Keywords: Institutional isomorphism; Server qualification policy; Judicial, Normative Schools.


RESUMEN
Este estudio tuvo como objetivo analizar el isomorfismo institucional en la política de calificación de los servidores públicos de los tribunales de justicia de la región Centro-Oeste de Brasil. La investigación se basó en la teoría institucional, destacando la importancia de equilibrar el isomorfismo institucional con la innovación para garantizar la calidad de la formación que ofrecen las Escuelas Judiciales. Para ello se realizó una investigación cualitativa, con análisis documental de leyes, resoluciones, ordenamientos y proyectos político-pedagógicos de Escuelas Judiciales y Tribunales de Justicia. En la recolección de datos se utilizaron documentos electrónicos disponibles en los sitios web de las instituciones, abarcando el período desde la creación de las Escuelas Judiciales hasta la actualidad. Se encontró que las normas y lineamientos establecidos por el Poder Judicial tienen un impacto significativo en la formación y desarrollo profesional de los servidores públicos. Sin embargo, se advirtió que las Escuelas Judiciales presentan particularidades en la estructura organizacional, objetivos, entre otros, demostrando cierta autonomía institucional, lo que promueve la innovación en la calificación de los servidores públicos. Como contribución, esta investigación apoyará el desarrollo de calificaciones para los empleados del Poder Judicial, destacando la necesidad de políticas públicas que consideren las especificidades de las Escuelas Judiciales. Las implicaciones prácticas incluyen la promoción de una formación de alta calidad, adaptada a las demandas del panorama educativo en constante evolución.


Palabras clave: Isomorfismo institucional; política de calificación del servidor; escuelas Judiciales; Normativo.


Palavras-chave


Isomorfismo institucional; Política de qualificação de servidores; Escolas Judiciais; Normativas.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRUCIO, F. L. Trajetória Recente da Gestão Pública Brasileira: um balanço crítico e a renovação da agenda de reformas. RAP. Revista Brasileira de Administração Pública, v. 41, p. 67-86, 2007.

AMARAL, H. Desenvolvimento de competências de servidores na administração pública brasileira. Revista do Serviço Público, v. 57, n. 4, p. 549-563, 2006.

APPUGLIESE, M. M. E. Capacitação dos Servidores visando eficácia dos Serviços Públicos: um Estudo de Caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Cubatão (IFSP). Data: 2010. Repositório Digital. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/40407.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Art. 39, § 2º. Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 de agosto de 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Criação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Ceajud). Resolução 111, de 6 de abril de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/130. Acesso em: 02 de setembro de 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Resolução nº 159, de 12 de novembro de 2012. Estabelece diretrizes administrativas e financeiras para a formação de magistrados e servidores do Poder Judiciário. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/atos-normativos?documento=972. Acesso em: 22 de agosto de 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Resolução nº 192, de 8 de maio de 2014. Institui a Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/2012. Acesso em: 22 de agosto de 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Resolução nº 240, de 09 de setembro de 2016. Estabelece as diretrizes e os princípios para a gestão de pessoas no âmbito do Poder Judiciário brasileiro. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/2342. Acesso em 30 de agosto de 2023.

BRASIL. Decreto nº 9991, de 28 de agosto de 2019. Dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=DEC&numero=9991&ano=2019&ato=554EzaU9keZpWTde3. Acesso em: 20 de agosto de 2023.

BRESSER-PEREIRA, L. C. Da administração pública burocrática à gerencial. Revista do Serviço Público, v. 47, n. 1, p. 07–40, 22 jan. 2015.Disponível em: https://doi.org/10.21874/rsp.v47i1.702.

DIMAGGIO, P. J.; POWELL, W. W. A gaiola de ferro revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 45, n. 2, p. 74–89, 2005.

DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS. Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Escola de Administração Judiciária. Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/institucional/escola-de-administracao-judiciaria. Acesso em: 23 de setembro de 2023.

DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS. Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Relatório Anual 2022. Brasília, DF. Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/institucional/escola-de-administracao-judiciaria/documentos_e-books/e-books-pdf/relatorio-anual-2022.pdf. Acesso em 29 de setembro 2023.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GEPHART, R. Qualitative Research and the Academy of Management Journal. Academy of Management Journal. V. 47, N. 4, 2004.

GOIÁS. Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás - EJUG: Histórico. Disponível em: https://www.tjgo.jus.br/index.php/institucional-ejug/ejug-escola/ejug-historico. Acesso em: 02 de outubro de 2023.

GOIÁS. Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás - EJUG: Missão. Disponível em: https://www.tjgo.jus.br/index.php/institucional-ejug/ejug-escola/ejug-missao. Acesso em: 02 de outubro de 2023.

GOMES de Souza, V. Isomorfismo Institucional, Estratégias, Sustentabilidade e Suas Relações. Revista Estudos e Pesquisas em Administração (RepAd), vol. 7, no. 2, Jan-Abril/2023, pp. 39-52. DOI: 10.30781/repad.v7i2.15884. ISSN 2594-7559.

HODGSON, G. M. The Approach of Institutional Economics. Journal of Economic Literature, v. 36, n. 1, p. 166–192, 1998.

JOVANELLI, C.P. et al. O Desenvolvimento De Políticas De Gestão De Competências Em Ações De Formação: Uma Análise Ex Ante Em Organizações Públicas Federais No Estado De Mato Grosso Do Sul (Brasil). Desafio Online, v. 8, n. 2, art. 5, Mai./Ago. 2020.

KONZEN, I. G. DO N. C.; ALMEIDA, A. G. DE B. Planejamento Estratégico: Fatores Condicionantes No Processo De Implementação No Poder Judiciário Do Estado De Rondônia. Revista Contemporânea, v. 3, n. 6, p. 4914–4941, 2023.

MATO GROSSO. Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT). Plano de Capacitação Biênio 2023-2024. Disponível em: https://escoladoservidor-mc.tjmt.jus.br/portalescoladoservidor-arquivosprod/cms/Plano_de_Capacitacao_Bienio_2023_202.

MATO GROSSO DO SUL. Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). Escola Judicial de Mato Grosso do Sul- EJUD-MS: Projeto Político-Pedagógico. Disponível em: 14 de setembro de 2023. Acesso em: https://ejud.tjms.jus.br/mod/page/view.php?id=10019.

MATO GROSSO DO SUL. Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). Escola Judicial de Mato Grosso do Sul- EJUD-MS: Regimento Interno. Disponível em: 13 de setembro de 2023. Acesso em: https://ejud.tjms.jus.br/mod/page/view.php?id=10022.

Meyer, J. W., & Rowan, B. (1977). Organizações institucionalizadas: Estrutura formal como mito e cerimônia. Jornal americano de sociologia, 83(2), 340-363.

MELO Pereira, F. A. A evolução da teoria institucional nos estudos organizacionais: um campo de pesquisa a ser explorado. Revista Organizações em Contexto, vol. 8, número 16, p. 275-295. Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, Brasil.

OLIVEIRA, Jadir Alves de; OLIVEIRA, Gustavo Paschoal Teixeira de Castro; LAU, Ana Isabella Bezerra. Educação Continuada e Gestão de Pessoas no Poder Judiciário: Formação dos Professores da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) no Processo de Capacitação e Aperfeiçoamento. Singularidades em Saúde, [S.l.], v. 1, n. 4, p. 159, 30 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.33911/singularsh.v1i4.159.

OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento Estratégico: conceito, metodologia e práticas. 27 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ROESCH, S. M. A.; BECKER, G. V.; MELLO, M. I. de. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3a edição. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2013.

SECCHI, L. Modelos Organizacionais e Reformas da Administração Pública. Revista de Administração Pública – RAP. Rio de Janeiro, 43 (2), Mar/Abr: 2009.

SOUZA, E. M.; FRANCO, C. Inovação Como Mecanismo de Fuga do Isomorfismo Organizacional. n. May 2013, p. 72–93, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.