FACHADAS ORGANIZACIONAIS, HIPOCRISIA E COMUNICAÇÃO CORPORATIVA EM MÍDIAS SOCIAIS

Delano Cordeiro Lima, Keysa Manuela Cunha de Mascena, Carlos Eduardo Bittencourt Paiva, José Wagner Borges Gondim, Carolina Romanholi Melo Verly

Resumo


Este tem como objetivo analisar as comunicações corporativas nas redes sociais e a sua repercussão nos stakeholders. O método adotado foi de análise das comunicações divulgadas pela companhia Vale nas mídias sociais sobre sustentabilidade e os comentários produzidos pelo público alcançado. Analisou-se um total de 1.670 (mil seiscentos e setenta) comentários por meio de técnicas de machine learning para análise de sentimento em textos. A contribuição da pesquisa é discutir a reputação corporativa por meio da análise de mídias sociais, que tem sido um instrumento amplamente adotado de comunicação corporativa e engajamento de stakeholders. A pesquisa contribui ao evidenciar que embora a empresa construa um discurso positivo em sua comunicação, a percepção dos stakeholders se mantem negativa, gerando evidências de percepção de hipocrisia corporativa pelos stakeholders.

Palavras-chave


fachadas; hipocrisia; redes sociais; comunicação; processamento de linguagem natural.

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