Design de Marcas de Microcervejarias da América Latina: Uma Análise Quantitativa

LAÍS VIANA, MARCIO LEAL, ALMECIANO JOSÉ MAIA JUNIOR, SOLANGE RODRIGUES DOS SANTOS CORRÊA, GUSTAVO DA CRUZ

Resumo


As cervejas artesanais constituem um pequeno segmento no vasto mercado de cervejas, ao qual são caracterizados por volumes pequenos de produção, porém com elevado valor agregado, devido a suas características sensoriais e processos de produção diferentes das cervejarias comerciais. Não obstante, o design de marcas de microcervejarias é uma atividade complexa e relativamente recente, por isto poucos estudos científicos foram realizados, apesar de sua importância para o desenvolvimento socioeconômico do país. O artigo tem como objetivo categorizar o design das marcas das microcervejarias da América do Sul, buscando averiguar os principais elementos utilizados nas marcas, bem como correlacionar com as marcas brasileiras. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa através da escolha de microcervejarias de pequeno porte com mais de três cervejas artesanais. Sendo observado que as marcas de cervejas artesanais na sua maioria são no idioma inglês e na cor preta, com design baseado em aspectos geográficos e culturais, assim como utilizam ícones agregados malte e lúpulo.


Palavras-chave


Marcas; Microcervejaria; Cerveja Artesanal; Propriedade Intelectual.

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