ANÁLISE DO PROGRAMA 5S EM UM HOSPITAL PRIVADO

Marco Aurélio Batista de Sousa, Lígia Cristina de Santana, Jonathan de Paula da Silva, Fabiana dos Santos Pereira Campos, Sirlei Tonello Tisott

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de implantação de um programa de controle de qualidade simplificado em um hospital privado do interior do estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, apresentam-se questões pontuais relacionadas à fundamentação teórica que trata aspectos conceituais que fundamentam o tema. Em seguida, utilizou-se como metodologia, a pesquisa tipo exploratória, descritiva e bibliográfica. Para coletar os dados foram realizadas observações in loco, entrevistas semiestruturadas com os funcionários de vários setores do hospital para verificar o antes e o depois da implantação do programa (5S) e observações em documentos cedidos pelo hospital para identificar os setores e suas respectivas responsabilidades. Dentre os resultados pode-se observar que o programa de controle de qualidade, usado pelo hospital (5S), contribuiu significativamente para a melhoria e efetividade no setor financeiro; compras; almoxarifado; controle de medicamento; manutenção das instalações (limpeza); gestão e arquivos da contabilidade

Palavras-chave


Hospital; Programa 5S; Qualidade

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, J. D. Qualidade hospitalar: uma análise de sua realidade em Campina Grande-Paraíba-Brasil. 337p. Tese (Doutorado em Economia). Universidade de Extremadura, Badajóz, Espanha, 2012.

BARROSO L. M. M.; VICTOR J.F. Qualidade dos serviços ao cliente e dos serviços de apoio em unidade básica de saúde da família. Rev. RENE 2003; 4(1): 24-29, p. 2003.

BONATO, V. L. Gestão de qualidade em saúde: melhorando assistência ao cliente. O Mundo da Saúde. São Paulo: 2011; 35(5), p. 319-331.

BURMESTER, H. Gestão da qualidade hospitalar. São Paulo: Saraiva, 2013.

CAMPOS, V.F. TQC — Controle da qualidade total (no estilo japonês). Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni: Bloch Editores, 1992.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

ISHIJIMA, H., ELIAKIMU, E.; MSHANA, J. M., The 5” approach to improve a working environment can reduce waiting time: Findings from hospitals in Northern Tanzania, The TQM Journal, v. 28 N. 4, p. 664-680, 2016.

JACKSON T.L. 5S for healthcare. New York, NY: Productivity Press; 2009.

LIMA, M. B. B. P. B. A gestão da qualidade e o redesenho de processos como modelo de desenvolvimento organizacional em hospitais públicos universitários: o caso do hospital de clínicas da UNICAMP. 2006. 193f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica), UNICAMP, Campinas, 2006.

PERTENCE, P. P.; MELLEIRO, M. M. Implantação de ferramenta de gestão de qualidade em Hospital Universitário. RevEscEnferm USP 2010; 44(4):1024-31 Disponível em: . Acesso em: 6 set. 2022.

SILVA, J. M. O ambiente da qualidade na prática - 5S. 3. ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1996.

SOUZA, L. D.; BOENTE, A. N. P.; BOENTE, R. M. P. A importância da utilização da ferramenta 5s no ambiente administrativo para o gerenciamento da qualidade. v. 2. Rio de Janeiro. Revista Edu, 2016.

SONU, M. 5s in a Hospital, 2018. Disponível em: . Acesso em: 5 maio. 2022.

KANAMORI, S.; SOW, S.; CASTRO, M. C.; MATSUNO, R.; TSURU, A.; JIMBA, M. Implementation of 5S management method for lean healthcare at a health center in Senegal: a qualitative study of staff perception. Glob Health Action. 2015; 8:10.3402/gha.v8.27256. Published online 2015 Apr 7,

ALBUQUERQUE, J. D. Qualidade hospitalar: uma análise de sua realidade em Campina Grande-Paraíba-Brasil. 337p. Tese (Doutorado em Economia). Universidade de Extremadura, Badajóz, Espanha, 2012.

BARROSO L. M. M.; VICTOR J.F. Qualidade dos serviços ao cliente e dos serviços de apoio em unidade básica de saúde da família. Rev. RENE 2003; 4(1): 24-29, p. 2003.

BONATO, V. L. Gestão de qualidade em saúde: melhorando assistência ao cliente. O Mundo da Saúde. São Paulo: 2011; 35(5), p. 319-331.

BURMESTER, H. Gestão da qualidade hospitalar. São Paulo: Saraiva, 2013.

CAMPOS, V.F. TQC — Controle da qualidade total (no estilo japonês). Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni: Bloch Editores, 1992.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

ISHIJIMA, H., ELIAKIMU, E.; MSHANA, J. M., The 5” approach to improve a working environment can reduce waiting time: Findings from hospitals in Northern Tanzania, The TQM Journal, v. 28 N. 4, p. 664-680, 2016.

JACKSON T.L. 5S for healthcare. New York, NY: Productivity Press; 2009.

LIMA, M. B. B. P. B. A gestão da qualidade e o redesenho de processos como modelo de desenvolvimento organizacional em hospitais públicos universitários: o caso do hospital de clínicas da UNICAMP. 2006. 193f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica), UNICAMP, Campinas, 2006.

PERTENCE, P. P.; MELLEIRO, M. M. Implantação de ferramenta de gestão de qualidade em Hospital Universitário. RevEscEnferm USP 2010; 44(4):1024-31 Disponível em: . Acesso em: 6 set. 2022.

SILVA, J. M. O ambiente da qualidade na prática - 5S. 3. ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1996.

SOUZA, L. D.; BOENTE, A. N. P.; BOENTE, R. M. P. A importância da utilização da ferramenta 5s no ambiente administrativo para o gerenciamento da qualidade. v. 2. Rio de Janeiro. Revista Edu, 2016.

SONU, M. 5s in a Hospital, 2018. Disponível em: . Acesso em: 5 maio. 2022.

KANAMORI, S.; SOW, S.; CASTRO, M. C.; MATSUNO, R.; TSURU, A.; JIMBA, M. Implementation of 5S management method for lean healthcare at a health center in Senegal: a qualitative study of staff perception. Glob Health Action. 2015; 8:10.3402/gha.v8.27256. Published online 2015 Apr 7,

TACHIZAWA, T.; CRUZ JÚNIOR, J. B.; ROCHA, J. A. Gestão de negócios: visões e dimensões empresariais da organização. São Paulo: Atlas, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.