MARKETING E CONTABILIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA E AGENDA DE PESQUISA FUTURA

Oderlene Vieira Oliveira, Carlos Marcelo Lopes Ribeira Filho, Daniel Grigolon, Diego de Queiroz Machado

Resumo


O objetivo da pesquisa delineado consistiu em identificar os principais contribuintes - tanto indivíduos quanto instituições - e delinear as características da colaboração internacional e a evolução dos temas abordados. A metodologia emprega análise quantitativa de 430 artigos publicados, avaliando frequência de citações, distribuição geográfica e institucional das publicações, e colaborações entre autores e países. Para auxiliar no processo de organização dos dados, empregou-se o software Bibliometrix/Biblioshiny. O estudo revela que os EUA são preeminentes em número de publicações e citações, com o Reino Unido, Alemanha, França, e outros países também apresentando contribuições significativas. Observou-se a formação de clusters de colaboração, com os EUA e o Reino Unido atuando como núcleos centrais. A análise de palavras-chave indica termos como 'contabilidade' e 'mercado' como centrais, mas também revela lacunas potenciais na literatura. A conclusão sugere que o estudo serve de guia para novas pesquisas, destacando a importância da história, diversidade, e colaboração, e prometendo crescimento e inovação em campos de estudo em constante evolução.


Palavras-chave


Marketing. Contabilidade. Revisão Sistemática.

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