ANÁLISE DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE INOVAÇÃO ADOTADA NO SETOR PRODUTIVO DE UMA INDÚSTRIA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA CONTINGÊNCIA ESTRUTURAL: UM ESTUDO DE CASO NA NUTRIMENTAL S/A

Larissa Mallmann Brandão

Resumo


Com base na Teoria da Contingência, o presente artigo se propõe a investigar os principais elementos da política de gestão de inovação adotados no processo de produção da Nutrimental S/A. A opção pelo desenvolvimento desse tema justifica-se em função das inovações implementadas na empresa pesquisada ao longo da sua trajetória de mais de trinta anos de atuação no mercado nacional. Assim, dentro de uma visão contingencial, observou-se que a realidade da empresa enquadrou-se nos seguintes itens: (I) estreita dependência da organização em relação ao seu ambiente e da tecnologia adotada; (II) as características de uma organização não dependem dela própria, mas das circunstâncias ambientais e da tecnologia adotada; (III) a organização é de natureza sistêmica; (IV) as características organizacionais apresentam uma interação entre si e com o ambiente.


Texto completo:

PDF

Referências


BERTERO, C. O. Nota Técnica: Teoria da Contingência Estrutural. In: CLEGG, S. R.; HARDY, C; NORD, W. R. (Orgs.). Handbook de Estudos Organizacionais: Modelos de Análise e Novas Questões em Estudos Organizacionais. São Paulo: Atlas, 1999. v.1. p. 134-136.

DONALDSON, L. Teoria da Contingência Estrutural. In: CLEGG, S. R.; HARDY, C; NORD, W. R. (Orgs.). Handbook de Estudos Organizacionais: Modelos de Análise e Novas Questões em Estudos Organizacionais. São Paulo: Atlas, 1999. v.1. p. 105-133.

ESTRIN, Judy. Sustainable Innovation. University of Washington. CSE Distinguished Lecture Series. February 24, 2009.

FIGUEIREDO, Paulo N.; ANDRADE, Rosilene F. de; BRITO, Klauber N. Aprendizagem tecnológica e acumulação de capacidades de inovação: evidências de contract manufacturers no Brasil. R.Adm., São Paulo, v.45, n.2, p.156-171, abr./maio/jun. 2010.

Manual de Oslo: Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3ª Edição. OCDE e Eurostat. 2005.

PAROLIN, Sonia Regina Hierro; VASCONCELLOS, Eduardo; BORDIGNON, João Alberto. Barreiras e facilitadores à inovação: o caso Nutrimental S/A. Revista de Economia Mackenzie. Volume 4. n. 4. 2006.

VIDAL, A. G. da R.; ZWICKER, R.; SOUZA, C. A. Um Estudo da Informatização em Empresas Industriais Paulistas. Revista de Administração Contemporânea, v. 9, n. 2, p. 169-191, Abr./Jun. 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.