Segurança internacional: o caso haitiano no conselho de segurança
Resumen
RESUMO
Segurança internacional é um tema que sempre esteve presente na agenda das Relações Internacionais. Com o fim da guerra fria, o conceito de segurança internacional voltou a ser tema de debate nas principais academias mundiais, uma vez que o conceito de segurança trazido pela teoria então vigente não mais abrangia todas as esferas da segurança internacional. Nesse contexto, surgiu a Escola de Copenhague com o objetivo de estudar a paz e trouxe grandes contribuições para os estudos sobre segurança. Ao utilizar a metodologia de estudo de casos, este trabalho tem como objetivo aplicar a teoria sobre securitização da Escola de Copenhague ao caso da crise do Haiti, buscando quais foram os principais agentes securitizadores da ameaça haitiana no Conselho de Segurança até o ano de 1994, data da primeira intervenção militar. Portanto, no presente artigo adotamos a hipótese de que os Estados Unidos da América foram os principais agentes nesse caso.
Palavras-chave: segurança, Escola de Copenhague, Haiti.
ABSTRACT
International security is a theme that has always been on the agenda of the international relations. With the end of the Cold War, the concept of international security has regained its debating force within the world's leading academies, since the concept brought up by then current theory no longer covered all of its aspects. In this context is the Copenhagen School, with the goal of studying peace and bringing in large contributions to security studies. By using the methodology of case studies, this work tries to apply the theory of securitization of the school of Copenhagen to the case of the Haiti crisis, seeking to find the main agents of securitizers that threatened Haitian Security Council until the year 1994, the date of the first military intervention. This article adopts the hypothesis that the United States of America were the main agents in this case.
Keywords: security, Copenhagen School, Haiti.
RESUMEN
La seguridad internacional es un tema que siempre ha estado en la agenda de las relaciones internacionales. Con el fin de la Guerra Fría, el concepto de la seguridad internacional ha vuelto a ser objeto de debate en las academias más importantes del mundo, ya que el concepto de seguridad que aporta la teoría vigente en aquel momento ya no cubre todos los ámbitos de la seguridad internacional. En este contexto, surge la Escuela de Copenhague con el objetivo de estudiar la paz y traer grandes contribuciones a los estudios de seguridad. Al usar la metodología de estudios de caso, este trabajo tiene por objeto la aplicación de la teoría de la securitización de la escuela de Copenhague para el caso de la crisis de Haití, en busca de lo que fueron los principales agentes securitizadores, ante la amenaza de Haití, en el Consejo de Seguridad hasta el año 1994, la fecha la primera intervención militar. Así pues, adoptamos la hipótesis de que los Estados Unidos de América fueron los principales agentes en este caso.
Palabras claves: seguridad, Escuela de Copenhague, Haití.
Texto completo:
PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.21902/Revrima.v2i12.246
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Revista Relações Internacionais do Mundo Atual e-ISSN: 2316-2880
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