A CULTURA COMO ELO ENTRE AS TEORIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO & O MARKETING INTERNACIONAL

ISAAK NEWTON SOARES, PATRÍCIA TENDOLINI OLIVEIRA

Resumo


Este artigo trata de um estudo sobre a relação entre as teorias de internacionalização e o marketing internacional, reconhecendo a cultura como elemento de impacto na estratégia de internacionalização e nas táticas de marketing. A partir da abordagem comportamental das teorias de internacionalização, enfatiza-se a aprendizagem gradual para a diminuição das distâncias psíquica e cultural em ações táticas da organização, como as ações de marketing, visto que o composto mercadológico precisa ser elaborado e apresentado de modo que possa ser entendido pelos membros desta nova cultura. Propõe-se, assim, um diagrama que demonstra como as táticas de marketing, além de desdobramentos da estratégia de internacionalização, dotam o nível estratégico de conhecimento para diminuir a distância psíquica e o etnocentrismo, e aprofundar o processo de internacionalização.


Texto completo:

PDF PDF

Referências


ABRANTES, Antônio Alexandre da Costa, A internacionalização empresarial numa economia mundializada, Revista Millenium, número 15, editora Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Portugal, junho 1999.

ALDEA, Claudio Gomes; Jorge Manoel Teixeira Carneiro (orientador). Empresas Nascidas Verdadeiramente Globais: um estudo de caso sobre empresas sem fronteiras. 113p. Dissertação de Mestrado - Departamento de Administração, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2010.

ALCOFORADO, Fernando. Globalização. São Paulo: Nobel, 1997.

ALMEIDA, Paulo Roberto. Mudanças na economia mundial: perspectiva histórica de longo prazo. Disponível em: http://mundorama.net/2010/05/03/mudancas-na-economia-mundial-perspectiva-historica-de-longo-prazo-por-paulo-roberto-de-almeida/> Acesso: 28 jul. 2010.

BARBOSA, Fabio José; BERTRAND, Hélène (orientadora). A internacionalização do Grupo Gerdau: um estudo de caso. Dissertação de mestrado –Departamento de Administração, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2004.

BORGES, Gabriel de M.; LAZZARI, Fernanda; EBERLE, Luciene; MILAN, Gabriel Sperandio. O efeito país de origem e sua influência na percepção dos consumidores whey protein: um estudo experimental. REAd – Revista Eletrônica de Administração, Ed. 86, n.2, p. 1-30, mai/ago, Porto Alegre 2017.

BORINI, Felipe Mendes; RIBEIRO, Fernanda Cecília Ferreira; COELHO, Fernanda Peixoto; PROENÇA, Eduardo Rezende. O prisma da internacionalização: um estudo de caso, Faces Revista de Administração, v. 5, n. 3, p. 42-55, set/dez, Belo Horizonte, 2006.

CARNEIRO, Jorge; DIB, Luís Antônio. Avaliação comparativa do escopo descritivo e explanatório dos principais modelos de internacionalização de empresas. INTERNEXT – Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 1-25, jan./jun. 2007.

CARVALHO, Giselle da Silva; GOMES, Josir Simeone. Teorias sobre o processo de INTERNACIONALIZAÇÃO e o controle gerencial em empresas internacionalizadas. Anais do 4º congresso do Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresa, Porto Alegre, 2007. , acessado em 10.08.2018.

CAVUSGIL, S. Tamer; KNIGHT, Gary; RIESENBERGER, John R. Negócios Internacionais: Estratégia, gestão e novas realidades. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

CZINKOTA, Michael R.; RONKAINEN, Ilkka A. Marketing internacional. São Paulo, Cengage Learning, 2008.

DAL-SOTO, Fabio; ALVES, Juliano N.; BULE, Anieli E. Análise do processo de internacionalização do modelo de Uppsala: caminhos para as empresas brasileiras, Revista Estudo & Debate, v. 21, n. 1, p. 179-199, Lajeado, 2014.

DIB, Luis Antonio, CARNEIRO, Jorge; Avaliação Comparativa do Escopo Descritivo e Explanatório dos Principais Modelos de internacionalização de Empresas. Anais do XXX Enanpad, setembro, Salvador (2006).

CATEORA, Philip R., GRAHAM, John L., Marketing internacional, Rio de Janeiro, Ed. LTC 2009.

FIGUEIREDO, Otavio H. dos Santos, Distância Psíquica e Distância Cultural: Uma Análise do Domínio Conceitual dos Construtos. Anais do 32ª ENANPAD, Rio de Janeiro, 2008, http://www.anpad.org.br/admin/pdf/ESO-B1806.pdf , acessado em 27.07.2018.

GRANDE, Ildefonso, Marketing cross-cultural, São Paulo, Thomson Learning, 2007.

GUEDES, A. L. M. . Interdependência e Globalização: reconhecendo a importância das relações entre governos e empresas trasnacionais.. In: IN: Odete Maria de Oliveira & Arno Dal Ri Junior. (Org.). Oliveira, O. M. ; Dal Ri, A. J. (Orgs.). Relações Internacionais e Interdependência: interdependência e sociedade global. Ijuí-RS: UNIJUÍ, Fondazione Cassamarca, 2003.

HILAL, Adriana; HEMAIS, Carlos A. O Processo de internacionalização na Ótica da Escola Nórdica: Evidências Empíricas em Empresas Brasileiras, RAC – Revista de Administração Contemporânea, v. 7, n. 1, p. 109-124, Jan./Mar. Rio de Janeiro: 2003.

KEEGAN, Warren J.; GREEN, Mark C. Marketing global, São Paulo, Ed. Sariava, 2013.

LAZZARI, Fernanda; MILAN, Gabriel Sperandio; SLONGO, Luiz Antonio. Efeito País de Origem: Um Estudo sobre a Percepção de Profissionais de Comércio Internacional sobre a China, Revista Desenvolvimento em Questão, Editora Unijuí, ano 12, n.26, p. 293-319, abr/jun, 2014.

LUCENA, Nadja L. Soares de; MACHADO, André G. Carvalho. Internacionalização: uma análise comparativa entre as características das pesquisas nacionais e internacionais publicadas no período de 2002 e 2011. Revistas Gestão e Aprendizagem, v.5, n.2, João Pessoa (2016) < http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/mpgoa/article/view/31178> acessado em, 29.07.2018.

MAGNOLI, Demétrio. Globalização: Estado Nacional e espaço mundial. São Paulo: Editora Moderna, 2003.

MORAES, Walter Fernando Araújo de; OLIVEIRA, Brigitte Renata Bezerra de Oliveira; KOVACS, Erica Piros. Teorias de internacionalização e aplicações em países emergentes: uma análise crítica. INTERNEXT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 203-220, jul./dez. 2006. < http://internext.espm.br/index.php/internext/article/view/42>, acessado em 12.08.2018.

OLSSON, Giovanni. Relações internacionais e seus atores na era da globalização. Curitiba: Juruá, 2003.

POWELL, Sarah. Globalização. Tradução: Rosemarie Ziegelmaier. São Paulo: Publifolha, 2010.

SÁNCHEZ Alfonso V.; CAMACHO, Elena G. de Souto. Internacionalização empresarial: Um modelo explicativo do modo de entrada. Tourism & Management Studies, 1 (3): 65-76, Faro (2007). Acessado http://www.tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/83 em 10.08.2017.

SANTANA, D. L. de; MENDES, G. A.; MARIANO, A. M. Estudo das dimensões culturais de Hofstede: análise comparativa entre Brasil, Estados Unidos e México. C@LEA – Revista Cadernos de Aulas do LEA, Ilhéus, n. 3, p. 1 – 13, nov. 2014.

SOUZA, Eda Castro L.; FENILI, Renato Ribeiro. Internacionalização de empresas: perspectivas teóricas e agenda de pesquisa. Revista Ciências da Administração, v. 14, n. 33, p.103-118, Florianopólis, 2012.

STELZER, Joana. Relações Internacionais e Corporações Transnacionais: um estudo de interdependência à luz da globalização. In.: OLIVEIRA, Odete Maria de (Coord.). Relações internacionais & globalização: grandes desafios. Ijuí: UNIJUI, 1997.

STREHLAU, Vivian Iara; PONCHIO, Mateus Canniatti; LOEBEL, Eduardo. Uma Avaliação da escala de etnocentrismo do consumidor (CETSCALE) – indícios do Brasil, BBR – Brasil Business Review, v.9, n.4, Out-Dez, Vitória (ES), 2012.

STREHLAU, Vivian Iara; PONCHIO, Mateus Canniatti; RIEGEL, Viviane. País de origem e etnocentrismo na avaliação da imagem de marca global: um estudo sobre o McDonald´s. Internext Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v.5, n.2, p. 23-45, jul/dez, São Paulo, 2010.

VACCARI, Lara. Marketing glocal: marketing global com estratégias locais como vantagem competitiva de mercado. Revista de Economia e Administração, v.10, n.4, 564-590p, out./dez. São Paulo, 2011.

WRIGHT, Peter; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica – conceitos, São Paulo, Ed Atlas, 2000.

https://geerthofstede.com/research-and-vsm/dimension-data-matrix/, acessado 19.10.2018

https://gq.globo.com/Prazeres/noticia/2014/08/cerveja-mexicana-corona-chega-ao-brasil-neste-semestre.html acessado 02.11.2018

http://adnews.com.br/publicidade/casa-corona-chega-ao-litoral-brasileiro.html 19.11.2018

https://www.coronaextrabrasil.com.br/home, acessado 19.10.2018

https://gq.globo.com/Prazeres/noticia/2014/08/cerveja-mexicana-corona-chega-ao-brasil-neste-semestre.html acessado 04.11.2018


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.