IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE MELHORIA NA SATISFAÇÃO DE CLIENTES NO SEGMENTO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO & DECORAÇÃO ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE DA MATRIZ DE IMPORTÂNCIA VERSUS DESEMPENHO E DO MODELO KANO DE QUALIDADE
Resumen
Este estudo tem como objetivo identificar a percepção dos clientes sobre a qualidade dos atributos oferecidos por uma empresa do ramo materiais de construção & decoração de Marechal Cândido Rondon, no Paraná, dando ênfase aos itens relacionados à satisfação dos clientes, qualidade dos atributos ofertados por esta, bem como os pontos fortes, fracos e sugestões de melhoria, através do uso Conjunto de dois métodos: o da Matriz de Importância x Desempenho e do Modelo Kano de Qualidade Atrativa e Obrigatória, explorando-se as diferenças entre os dois. Optou-se por uma abordagem quantitativa do problema, através de uma pesquisa realizada pela aplicação de 335 (trezentos e trinta e cinco) questionários com elaborações teóricas e idas a campo para recolhimento dos dados para a mesma. A referida pesquisa foi elaborada levando em consideração o desempenho esperado e o percebido, na visão dos clientes, tendo o intuito de atingir novos públicos e melhorar o desempenho atual da empresa. Constatou-se que a satisfação geral atual apresentou um nível positivo, avaliada pelos clientes como 3,83 de um total de 5, confirmando um grau alto de satisfação dos consumidores em relação aos atributos pesquisados. Conclui-se através da análise, que a empresa atende as expectativas de seus consumidores em certos aspectos, porém necessita de melhorias em alguns pontos, como: Agilidade na Entrega e o Cumprimento do Combinado, o que, certamente, resultaria em um melhor desempenho da empresa.
Texto completo:
PDF (Português (Brasil))Referencias
ALBRECHT, K.; SANVICENTE, A. Z. D. Revolução nos Serviços. São Paulo: Pioneira,1998.
BERGER, C. Kano’s Methods for Understanding Customer-Defined Quality. Journal of the Japanese Society for Quality Control, v. 23, n. 2, p. 3-35, 1993.
BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F., Comportamento do consumidor. 9. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2013.
CANTON, A. W. P.; GRISI, C. C.; SANTOS, R. da C. Avaliando os Níveis de Envolvimento dos Consumidores. In: ANAIS do XIII ENANPAD (Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração). Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte , p. 741-752, 1989.
DA SILVA, C. L. Competitividade: mais que um objetivo, uma necessidade. Revista FAE Business, n. 1, p. 1-3, 2001.
DANCEY, Christine; REIDY, John. Estatística Sem Matemática para Psicologia-7. Penso Editora, 2018.
FORNELL, C. Productivity, quality, and customer satisfaction as strategic success indicators at firm and national level. Advances in Strategic Management, v. 11A, p. 217-29, 1995.
FREITAS, A. L. A qualidade em serviços no contexto da competitividade. Revista Produção Online, v. 5, n. 1, 2005.
FROEMMING, L. M. S. et al. Comportamento do consumidor e do comprador. 2009.
GARVER, M. S. Best practices in identifying customer-driven improvement opportunities. Industrial Marketing Management, v. 32, p. 455-466, 2003.
JURAN, J. M. A qualidade desde o projeto: novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. 2. Ed. São Paulo: Pioneira, 1992.
KANO, N. Attractive quality and must-be quality. The Journal of Japanese Society for Quality Control, v. 14, p. 39-48, abr. 1984.
KARSAKLIAN, E. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Atlas, 2000.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12ª ed. Sao Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
KOTLER, P. Administração de marketing. 2000.
KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. São Paulo: Makron Books, 2006.
MARTILLA, J. A.; JAMES, J. C. Importance-performance analysis. The journal of marketing, p. 77-79, 1977.
MATZLER, K. et al. How to delight your customers. Journal of Product & Brand
Management, v. 5, n. 2, p. 6-18, 1996. MATZLER, K. et al. The asymmetric relationship between attribute-level performance and overall customer satisfaction: a reconsideration of the importance-performance analysis. Industrial Marketing Management, v. 33, n. 4, p. 271-277, 2004.
MOTTA, R. A busca da competitividade nas empresas. Revista de Administração de empresas, v. 35, n. 2, p. 12-16, 1995.
MOWEN, J. C.; MINOR, M. S. Comportamento do consumidor. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2008.
OLIVER, R. L. Satisfaction: A Behavorial Perspective on the Consumer. New York: McGraw-Hill Companies Inc., 432p, 1997.
SOLOMON, M.R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre: BOOKMAN, 2011.
TINOCO, M. A. C.; RIBEIRO, J. L. D. Uma nova abordagem para a modelagem das relações entre os determinantes da satisfação dos clientes de serviços. Production, v. 17, n. 3, p. 454-470, 2007.
TOLEDO, R.; ABREU, A. F.; JUNGLES, A. E. A difusão de inovações tecnológicas na indústria da construção civil. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, Anais do ENTAC, v. 1, n. 2000.43221, 2000.
TONTINI, G.; SILVEIRA, A. Identification of critical attributes of success in products and services: an alternative to importance - performance analysis. in: BALAS ANNUAL CONFERENCE, 2005, Madrid. Proceedings... Madrid: instituto de Empresa, p. 1-15, 2005.
WALTER, S. A.; TONTINI, G.; DOMINGUES, M. J. C. S. Identificando oportunidades de melhoria em um curso superior através da análise da satisfação dos alunos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29, 2005, Brasília. Anais... Porto Alegre: Pallotti, 2005.
WATANABE, E. A. D. M., A Influência Da Cultura No Comportamento Do Consumidor De Supermercados. 2014. 135 f. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração. Doutorado em administração. Universidade de Brasília-UNB. Brasília- DF, 2014.
ZEITHAML, V. A.; BITNER, M. J.; GREMLER, D. D. Marketing de Serviços: A Empresa com Foco no Cliente. 6. Ed. Porto Alegre: AGMH Editora Ltda., 2014.
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181