COMPETÊNCIAS DEFINIDAS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO: EXISTEM DIFICULDADES DE AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO NA PRÁTICA DO DIA A DIA EM SALA DE AULA?

Silas Borges MONTEIRO, Sandra Stockli ARANTES

Resumo


RESUMO

Para o estudo, optou-se pelo método do estudo de caso, onde foram feitas a verificação e análise, por meio de pesquisas, realizadas em uma instituição de ensino superior que oferta curso de graduação em Administração, com intuito de verificar se ocorrem avaliações e certificações de competências, com especial destaque as definidas nas diretrizes curriculares nacionais. O objetivo do estudo foi assim definido: Verificar a forma como são contempladas as competências e habilidades previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração, bacharelado no PPC – Projeto Pedagógico de Curso e nos planos de ensino das unidades curriculares, sua definição conceitual e, forma para sua avaliação e certificação na prática do dia a dia em sala de aula. O estudo contemplou o seguinte problema: A partir da criação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração, bacharelado, que obriga as instituições de ensino superior a cumpri-la, com especial destaque para as grandes competências e habilidades que possibilite, minimamente, a formação desejada para um Administrador, as avaliações e certificações delas são praticadas de fato? Como resultado, comprovou-se que o objetivo do estudo foi alcançado, entretanto, o problema definido no estudo, a despeito da prática adotada pelo curso, não foi respondido de forma conclusiva, pelas limitações das pesquisas realizadas, não sendo possível o entendimento se as avaliações são bem sucedidas e consequentemente, comprova-se as certificações das competências definidas, no âmbito das diretrizes curriculares nacionais.

PALAVRAS-CHAVE: Graduação em Administração; Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração; Competências.

 

ABSTRACT

For the study, we opted for the case study method. Data analysis for verification and analysis through research in higher education institutions that offer undergraduate degree in Business Administration, if it occurs reviews and skills certifications, with special emphasis defined in the national curriculum guidelines. The aim of the study was defined as follows: Check the way they are contemplate the skills and provided skills in the National Curriculum Guidelines for Course Administration, Bachelor in PPC - Educational Project Course and in the syllabus of courses, its conceptual definition, and form for evaluation and measuring them in practice day to day in the classroom. The study included the following problem: From the creation of the Curriculum Management Course National Guidelines, bachelor's degree, which requires higher education institutions to fulfill it, with special emphasis on the great skills and abilities that enable minimally training required for an Administrator, evaluations and certifications of them are practiced in fact? As a result, it was found that the objective was achieved, however, the problem defined in the study, despite the practice adopted for the course, was not answered conclusively, by the limitations of the surveyed performed, it is not possible to understand the evaluations They are successful and consequently proves to certification of competencies defined within the framework of national curriculum guidelines.

KEYWORDS: Graduate in Business Administration; National Curriculum Guidelines for Undergraduate Management Course; Skills.


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Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

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