MEIO DE PESQUISA ESTUDO DE CASO: Revisão do uso nos EnANPADs de 2010 a 2020

Irene Raguenet Troccoli

Resumo


O objetivo deste artigo descritivo é verificar o cumprimento de regras afetas à aplicação de estudo de caso referidas ao planejamento, à coleta e à análise de evidências ou de dados, por parte de autores da área de Marketing dos Encontros da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração (EnANPADs) entre 2010 e 2020. A conclusão é de que nem sempre o cumprimento das regras de uso desse meio de pesquisa mereceu a devida atenção, o que pode implicar a criação de vieses na construção do pensamento em Marketing. Reflexões a respeito são colocadas e futuros estudos são sugeridos.


Texto completo:

PDF

Referências


GODOY. A. S. Estudo de caso qualitativo. In: GODOI, C. K.; BANDEIRA DE MELO, R.; BARBOSA DA SILVA, A. (Org.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais. São Paulo: Saraiva, 2006.

GONÇALVES, C.; MEIRELLES, A. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2004

GRANGER, G. G. A ciência e as ciências. São Paulo, SP: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1994.

GRÜNBAUM, N. Identification of ambiguity in the case study research typology: what is a unit of analysis? Qualitative Market Research: An International Journal, v. 10, n. 1, p. 78-97, 2007

IAZZETTI, M.; NORONHA, M. Inbound Marketing em Foodtechs: um estudo de caso sobre o Nutritivo. XLIV ENCONTRO DA ANPAD - EnANPAD 2020, Evento on-line, outubro, 2020

JANGHORBAN, R.; ROUDSARI, R.; TAGHIPOUR, A. Pilot study in qualitative research: the roles and values. Journal of Hayat, Tehran, mar. 2014.

JOPPE, M. The research process. Disponível em . Acesso em 29 abr 2021


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.