AS COOPERATIVAS DE CRÉDITO FRENTE À MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES
Abstract
O presente estudo abordará, a partir de revisão bibliográfica, questões referentes ao branding, enfatizando o cooperativismo de crédito, cujo problema de pesquisa é: quais as vantagens mercadológicas do branding para o aumento de competitividade em cooperativas de crédito? O Brasil enfrenta diversos problemas envolvendo a economia política, com a perda da confiança em relação ao mercado financeiro devido à corrupção, baixo nível de qualidade na gestão política e econômica do governo, desemprego, criminalidade, entre outros. Estes fatores no ambiente externo influenciam a administração de muitas organizações, inclusive, no segmento de cooperativismo de crédito. Os gestores devem manter-se atentos quanto a estes ambientes – externo e interno –, analisando e acompanhando seus indicadores e, tomando decisões estratégicas e competitivas para se destacar no mercado por meio de informações confiáveis. Referente ao objetivo geral, aferiram-se as principais características sobre branding, com ênfase para a gestão da marca em cooperativas de crédito. Sobre a definição dos objetivos específicos, estabeleceu-se o seguinte: verificar aspectos conceituais e mercadológicos sobre marketing, planejamento, marketing direcionado para serviços e estratégias administrativas; averiguar questões relevantes sobre branding; analisar as vantagens oferecidas pelo branding com foco no acréscimo de valor e de competitividade da marca no campo do cooperativismo de crédito.
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