O USO DA GROUNDED THEORY NO CAMPO DA ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM UM CAMPO CIENTÍFICO EMERGENTE

Thiago Henrique Almino Francisco, Marina Keiko Nakayama, Yuri Borba Vefago

Resumo


O Artigo apresenta uso da Grounded Theory no campo da Administração Universitária, como forma de identificar as lacunas, que emergem desse novo campo. As considerações teóricas tratam das relações da abordagem qualitativa da pesquisa e do campo da administração universitária, com seus aspectos epistemológicos. Trata também das questões técnicas da Grounded Theory. A pesquisa, de cunho exploratório, desenvolvida sob uma abordagem qualitativa e vinculada a uma visão de mundo construtivista, dá suporte ao trabalho e a apresentação dos resultados. Estes apresentam os principais desafios e oportunidades do uso do método no campo da administração universitária. Os resultados permitem concluir que há uma imensidão de possibilidades para o uso da Grounded Theory no campo em questão, desde que sejam compreendidos seus aspectos técnicos, conceituais e epistemológicos.

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