STARTUPS: CRISE NO EMPREENDEDORISMO INVOADOR? (OU A BATALHA ENTRE OS UNICÓRNIOS E DINOSSAUROS?)

CLAYTON REIS, SANDRA MARLETE JANKOVSKI

Resumo


As Startups são empresas de caráter inovador e emergentes no mercado, que buscam aprimorar sistemas, métodos e modelos de negócios com baixo custo e alta lucratividade. Neste cenário temos as do tipo Unicórnios que são as que apresentam valor de mercado de, pelo menos, US$ 1 bilhão com capital fechado. No Brasil há aproximadamente 14 mil Startups sendo 39 consideradas Unicórnios e, ainda existe a expectativa de mais 13 se tornarem Unicórnios, ainda, este ano. No último ano as Startups brasileiras receberam US$ 9,4 bilhões em investimentos, segundo a plataforma Distrito – valor 2,5 vezes maior do que o registrado em 2020 e recorde desde o começo do levantamento, em 2011. Todavia, em 2022 o volume de investimento se mostra menor, estimando-se uma redução de aproximadamente 44% em relação ao ano anterior. Além disso, muitas Startups reduziram a contração e/ou estão demitindo funcionários. Nesse sentido, a questão que nos inquieta é: em que medida poderíamos dizer que estaria havendo uma crise nas Startups (ou seria apenas uma ameaça dos Unicórnios pelos Dinossauros)? A metodologia utilizada é a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa utilizando a coleta de dados em bibliografia, principalmente matérias e artigos publicados na web, em plataformas e veículos especializadas. Ao final do estudo consideramos que a expectativa dos investidores é a geração de lucro escalonado, assim, o grande desafio para Startups e Unicórnios brasileiros é ter um crescimento sustentável e que, mesmo diante da redução dos valores em aportes em Startups e demissões, acredita-se que o bom momento de Startups não está terminando (são apenas ciclos e tendências de um mercado muito forte, com modelos de negócios com alto potencial de inovação de escalabilidade e replicabilidade).


Palavras-chave


Startups; Unicórnios; empreendedorismo; crise, lei complementar n° 182/2021.

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