A TRAJETÓRIA EMPREENDEDORA DE MULHERES DA REGIÃO DA GALÍCIA NA ESPANHA E DA REGIÃO OESTE PAULISTA NO BRASIL: um estudo comparativo

Érika Mayumi KATO-CRUZ, Marco Antonio Catussi PASCHOALOTTO, Joselene Lopes ALVIM, Gustavo Yuho ENDO, Sabrina Paulo de SOUZA, Taynara Tais dos Santos SOARES

Resumo


RESUMO: Esta pesquisa visa explorar o desenvolvimento do empreendedorismo feminino entre duas culturas distintas, sendo assim, o principal objetivo deste estudo é analisar a trajetória empreendedora de mulheres da Região da Galícia na Espanha e da Região Oeste Paulista no Brasil. A metodologia utilizada foi através da análise de conteúdo categorizado a partir de estudos prévios e de entrevistas semiestruturadas aplicadas para 10 mulheres, sendo 5 de cada país. As análises foram realizadas com o suporte do Software Atlas.ti, no qual os resultados obtidos mostraram que em ambos países possuem culturas semelhantes. Contudo, foi observado que na Espanha as empreendedoras visam ao lucro, mas priorizam a qualidade de vida e no Brasil o maior foco está nos lucros dos negócios e na independência.  De acordo com os tópicos analisados nas entrevistas, tais como carreira, preconceitos, dificuldade, liderança, dupla jornada e futuro, concluiu-se que nos últimos anos houve um crescimento desses fatores, no geral, as mulheres se preocupam muito mais com a independência financeira, reconhecimento da sociedade, expansão e a flexibilização do negócio. Com isso, essa pesquisa colabora em prol de futuros estudos para o desenvolvimento do empreendedorismo feminino no Brasil e na Espanha e em suas respectivas regiões.

 Palavras-chaves: Empreendedorismo Feminino; Gênero; Trabalho; Brasil; Espanha.

 

ABSTRACT: This research aims to explore the development of female entrepreneurship between two different cultures, therefore, the main objective of this study is to analyze the entrepreneurial trajectory of women from the Galicia Region in Spain and the West Paulista Region in Brazil. The methodology used was through the analysis of categorized content from previous studies and semi-structured interviews applied to 10 women, 5 from each country. The analyzes were carried out with the support of the Atlas.ti Software, in which the results obtained showed that both countries have similar cultures. However, it was observed that in Spain, entrepreneurs aim at profit, but prioritize quality of life and in Brazil, the main focus is on business profits and independence. According to the topics analyzed in the interviews, such as career, prejudices, difficulty, leadership, double shifts and the future, it was concluded that in recent years there has been an increase in these factors, in general, women are much more concerned with financial independence, recognition by society, expansion and flexibility of the business. With that, this research collaborates in favor of future studies for the development of female entrepreneurship in Brazil and Spain and in their respective regions.

Keywords: Female entrepreneurship; Gender; Job; Brazil; Spain.

 


Palavras-chave


Empreendedorismo Feminino; Gênero; Trabalho; Brasil; Espanha.

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