COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA COMO INSTRUMENTO DA CULTURA DE PAZ NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO

Catarina Pereira Ribeiro, Ana Graziele Lourenço Toledo

Resumo


Como qualquer ambiente de convivência social, no ambiente universitário ocorrem situações de conflitos envolvendo alunos, professores e servidores técnicos administrativos. Algumas destas situações tornam-se preocupantes para a instituição, pois afetam o aprendizado e o desenvolvimento de outras atividades que envolvem seus públicos de interesse. Essa preocupação ocasionou o interesse em analisar a percepção das pessoas sobre os efeitos que a adoção de uma cultura de paz e práticas de comunicação não violenta podem causar no ambiente universitário. Trata-se de uma pesquisa exploratória com a abordagem qualitativa, cujo método de coleta de dados escolhido foi o questionário, aplicado através do Google formulários. Foi aplicada a análise de conteúdo que permitiu identificar que a maioria dos entrevistados acreditam que o ambiente universitário seja saudável, mesmo na presença de conflitos em que foi necessário algum tipo de intervenção para solucioná-los.


Palavras-chave


comunicação não violenta, cultura de paz, universidade

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Todos os direitos reservados para língua portuguesa por Edições 70, Lda. © Presses Univcrsitaires de France, 1977.

BARROS, Ilda Lima. Comunicação Não-Violenta como perspectiva para a paz. Ideias e Inovação-Lato Sensu, v. 2, n. 3, p. 67, 2015.

CAMPOS, Claudinei José Gomes. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista brasileira de enfermagem, v. 57, n. 5, p. 611-614, 2004.

DA SILVA GODINHO, Carla Christina Pereira et al. A violência no ambiente universitário. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 31, n. 4, 2018.

DE ALMEIDA, Rodrigo Bilieri. A Importância do Estudo das Linguagens para a Comunicação Não Violenta. RELACult-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 5, 2019.

DE OLIVEIRA, Simone; MENDONÇA, Renan Alves; COFFI, Maria Fernanda Avila. COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA, DIREITOS HUMANOS E CULTURA DE PAZ EM INTERFACES. Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 6, n. 3, p. 57-75, 2020.

GOI, Joana Patias et al. Práticas Restaurativas e Comunicação não violenta como estratégias de educação para a cidadania e para os direitos humanos. Seminário Integrador de Extensão, v. 2, n. 2, 2019.

GROSSI, Márcia Gorett ribeiro ET AL. Neurociência, comunicação não violenta e educação a distância: possíveis aproximações. Cadernos da FUCAMP, v. 19, n. 38, 2020.

HERNÁNDEZ ARTEAGA, Isabel; LUNA HERNÁNDEZ, José Alberto; CADENA CHALA, Martha Cecilia. Cultura de paz: una construcción desde la educación. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, v. 19, n. 28, p. 149-172, 2017.

MONTEIRO, Luana Silva et al. A importância da comunicação não violenta (CNV) nas organizações públicas. Revista Femass, n. 2, 2020.

MOREIRA, Letícia de Sousa; BRANCO, Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu. Processo de socialização e promoção da Cultura de Paz na perspectiva de policiais militares. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 33, n. 3, p. 553-563, 2016.

OLIVEIRA, Otavio Lima. Comunicação não-violenta como ferramenta pedagógica: por uma prática docente propositiva e colaborativa. Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia, n. 24, p. 97-114, 2019.

PANÚNCIO-PINTO, Maria Paula; ALPES, Matheus Francoy; COLARES, Maria de Fátima Aveiro. Situações de violência interpessoal/bullying na Universidade: recortes do cotidiano acadêmico de estudantes da área da saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 1, p. 537-546, 2019.

PELIZZOLI, Marcelo Luiz. Cultura de paz restaurativa. Justiça restaurativa: caminhos da pacificação social. Caxias do Sul: Ed. da UCS, p. 13-45, 2016.

PRODANOV, C. C; DE FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado; DE MOURA RIBEIRO, Maria Teresa; DA CRUZ TUNICE, Lúcio Mauro. A Influência da Cultura e do Clima Escolar na construção e fortalecimento da Cultura de Paz. Educação, Cultura e Comunicação, v. 9, n. 17, 2018.

ROSENBERG, M. B. Comunicação não violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Tradução de Mário Vilela. 3. ed. São Paulo: Editora Ágora, 2006

SANTOS, Maria Angélica da Silva Costa. A comunicação não violenta como instrumento para uma cultura de paz: uma proposta para as escolas da rede estadual de Sergipe. Ideias e Inovação-Lato Sensu, v. 4, n. 2, p. 89, 2018.

SEBAJE, Alexandre Zacaria. A mediação pacífica de conflitos e a promoção da cultura de paz em uma escola pública estadual de Pelotas. 2020.

UNESCO. Cultura de paz: da reflexão à ação. Balanço da Década Internacional da Promoção da Cultura de Paz e Não Violência em Benefício das Crianças do Mundo. – Brasília: UNESCO; São Paulo: Associação Palas Athena, 2010. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000189919.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.