FÉ NA REDE: COMPORTAMENTO DE COMPRA DE PRODUTOS CATÓLICOS EM UMA PÁGINA NA INTERNET

Stefany Santos Lira, Lívia Nogueira Pellizzoni

Resumo


Com a constante evolução tecnológica e consequentemente a propagação de vendas por meio das mídias sociais, muitas empresas estão se consolidando no mercado através das ferramentas de marketing digital, entre elas o ramo religioso. Neste sentido, considera-se o marketing religioso como troca de valores com o ambiente. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo de avaliar quais são os fatores que influenciam no comportamento dos consumidores de uma página de produtos religiosos por meio de uma pesquisa qualitativa, na qual foram entrevistados seis usuários dos produtos. Observou-se que o perfil dos consumidores é jovem, onde esses indivíduos tiveram o primeiro contato da página através das mídias sociais, e foram atraídos pela produção exclusiva dos produtos, desse modo nota-se que essas influências são algo determinante para o processo de tomada de decisão. A partir da análise, conclui-se que os fatores sociais e os fatores psicológicos são os que apresentam maior influência no comportamento dos consumidores dos artigos religiosos da página.


Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, Alexandre Cabral de. A adoção de inovações pelos consumidores: o caso do comércio eletrônico via Internet. Dissertação (mestrado em administração), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2000.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BASTOS, Ana Clara Stockler Pinto. Redes Sociais como Ferramentas de Marketing para o Segmento Religioso. Taubaté. 2010.

BINOTTO, Simone, Os fatores de influência no comportamento do consumidor: um estudo em uma cooperativa agrícola do RS. Santa Maria, 2014.

BOGDAN, R. S.; BIKEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12.ed. Porto: Porto, 2003.

CAMPBELL, Heidi A. (Ed.). When Religion Meets New Media. London: Routledge, 2010.

COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 3. ed. São Paulo: Elsevier, 2009.

ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do consumidor. 8. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, 2000.

EISENSTEIN E. Adolescência: definiçoes, conceitos e critérios . Adolescência e Saude. 2005.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FREIRE, Adriana Do Amaral; BRONSZTEIN, Karla Regina Macena Pereira Patriota. O Religioso na Rede: Interações e Discursos nas Religiões 2.0. Goiânia. v. 18, n. 2, p. 36-52, jul/dez. 2015.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

HIRSCHMAN, E.C.; RUVIO, A.; TOUZANI, M. Breaking bread with Abraham’s children: Christians, Jews and Muslims’ holiday consumption in dominant, minority and diasporic communities. Journal of the Academy of Marketing Science,

KALAKOTA, R. E; WHINSTON, A. Frontiers of electronic commerce. New York: Addson-Wesley, 1996.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

LEMOS, Carolina Favero de La Rosa. O Kosher Fone: O Impacto que as Mídias e Estratégias de Marketing Geraram nas Formas de Espiritualidade. São Paulo. 2016.

LIMEIRA, Tania M. Vidigal. E-marketing. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

MANZINI, Eduardo José. Entrevista Semi-Estruturada: Análise De Objetivos E De Roteiros. Paulista – PE. 1991 Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3145622/mod_resource/content/1/Entrevista%20semi%20estruturada%20estudo%20UNESP%20Mari%CC%81lia.pdf . Acesso em: 22 de setembro de 2019.

MEDEIROS, Janine Fleith de; CRUZ, Cassiana Maris Lima. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam no processo de decisão de compra dos consumidores. Rev Teoria e Evidência Econômica. Passo Fundo, v. 14, ed. especial, 2006.

NASCIMENTO, Iderlan Soares. O comportamento do consumidor. Vamos entendê-lo? 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.