Adaptação estratégica em instituição de ensino: estudo da trajetória do Senac de Santa Catarina

Alexsandro Heleodoro SILVEIRA, Gabriela Gonçalves Silveira FIATES

Resumo


RESUMO

As instituições de ensino têm apoiado iniciativas empreendedoras que atendam às novas demandas e exigências do mercado da educação. Sendo o setor da educação altamente regulamentado e as mudanças correntes, exigindo-se dos gestores habilidade na capacidade de adaptabilidade. Nessa perspectiva, o objetivo deste artigo é compreender a trajetória estratégica percorrida pelo Senac de Santa Catarina desde 1998, analisando-se o processo, o contexto e o conteúdo das mudanças ocorridas com base na percepção da coalizão dominante. Fundamentando-se em uma metodologia qualitativa do tipo interpretativa, procurou-se analisar as mudanças ocorridas durante uma trajetória cronológica, observando-se como as estratégias mudam no tempo. Isso permitiu a identificação de eventos críticos e decisivos de 1998 até a atualidade, os quais foram agrupados em períodos estratégicos.

Palavras-chave: mudança organizacional, instituição de ensino, estratégia.

 

 

ABSTRACT

The education institutions have supported enterprising initiatives that take care of to the new demands and requirements of the market of the education. Being the sector of the education highly regulated, and the current changes, demand of the managers ability in its capacity of adaptability. In this perspective, the objective of this article is to understand the strategical trajectory covered by the Senac of Santa Catarina since 1998, analyzing the process, the context and the content of the occured changes from the perception of the dominant coalition. Basing itself on a qualitative methodology of the interpretativa type, it was looked to analyze the occured changes during a chronological trajectory, analyzing as the strategies move in the time. This allowed the identification of critical and decisive events of 1998 until the present date, which had been grouped in strategical periods.

Keywords: organizacional change, institution of education, strategy.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.