MOTIVAÇÃO NO TRABALHO DE ATENDIMENTO NO CONTEXTO DA COVID-19: ESTUDO À LUZ DA TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW

Francisco Gabriel de Oliveira Silva, Andriele Pinto de Amorim

Abstract


O artigo tem como objetivo analisar os processos de motivação no ambiente de trabalho dos atendentes de uma empresa do setor da saúde no contexto da Covid-19 à luz da Teoria das necessidades de Maslow. Realizou-se uma pesquisa qualitativa a partir de duas técnicas de entrevista, a semiestruturada e a ficcional. Foram entrevistadas seis funcionárias de uma clínica localizada em Fortaleza/CE. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo. Os resultados são apresentados em dois momentos (“antes da Covid-19” e “após a Covid-19”) e descritos em torno dos temas: 1) contexto do trabalho; 2) Aspectos psicoafetivos e, 3) A motivação no trabalho. Os resultados indicam que as mudanças em torno do contexto de trabalho por conta da Covid-19 afetaram as vivências psicoafetivas no trabalho das atendentes, no entanto, as necessidades fisiológicas e de segurança são preponderantes neste momento, até mesmo para as atendentes que estavam em níveis mais altos na hierarquia das necessidades antes da Covid-19.


Keywords


Motivação. Teoria das necessidades. Covid -19. Maslow. Trabalho

References


ALBANDES-MOREIRA, L. A. An exploratory study on the nature of the representations of organization, manager and management within a group of teachers of a business school. 2002. 280 f. Tese (Doutorado em Administração) – École des Hautes Études Commerciales, Montreal, Quebec, 2002.

ALDERFER, C. P. An empirical test of a new theory of human needs. Organizational Behavior and Human Performance, Michigan, v.4, n.2, 142–175, 1969.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação nas organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997

CHARGESDODENNY. Motivação. Disponível em: http://chargesdodenny.blogspot.com/2018/01/motivacao.html. Acesso em: 27 jun. 2021.

DEJOURS, C.; ABDOUCHELI, E.; JAYET, C. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.

GIL, Antonio Carlos. Método e Técnicas de Pesquisa Social.6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HARTER, S. Effectance motivation reconsidered: toward a developmental model. Human Development, Davis, v.21, n.1, p.24-64, 1978

LOBOS, Julio. Teorias sobre a motivação no trabalho. Revista de Administração de empresas, v. 15, n. 2, p. 17-25, 1975.

MASLOW, A. H. A theory of human motivation. Psychological Review, Washington, v.50, n.4, p. 370–396, 194.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração para Empreendedores: fundamentosda criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 216 p.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F .Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. rev. atual. Petrópolis: Vozes, 2007

ROBBINS, S. Comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

RYAN, R.M.; DECI, E.L. Intrinsic and extrinsic motivations: classic definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology, New York, v.25, n.1, p.54-67, 2000.

SAMPAIO, J. R. O Maslow desconhecido: uma revisão de seus principais trabalhos sobre motivação. Revista de Administração da USP. São Paulo, v. 44, n.1, p 5-16, 2009.

SILVA, Reinaldo O. da – Teorias da Administração. 1.ed. São Paulo: Pioneira, 2001.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração.12. ed.São Paulo: Atlas, 2010.

VERNON, M. D. Motivação humana. Tradução de L. C. Lucchetti. Petrópolis: Vozes. (trabalho original publicado em 1969).

WHITE, R. W. Motivation reconsidered the concept of competence. Psychological Review, v. 66, n. 5, p 297-333.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.