A SUSTENTABILIDADE E A INTEGRAÇÃO VERTICAL COMO FATORES GERADORES DE VANTAGEM COMPETITIVA: O CASO DAS UNIDADES DE NEGÓCIO DE UM GRUPO INDUSTRIAL BRASILEIRO

DANIELI ARTUZI PES BACKES

Resumo


Diante da globalização e forte expansão comercial vivenciada pelas empresas nas últimas décadas, a integração vertical das unidades de negócio é uma forma estratégica de vantagem competitiva. Da mesma forma, a sustentabilidade vem agregando valor e se colocando como diferencial no sucesso dos empreendimentos. Com o objetivo de analisar a integração vertical das unidades de negócio do grupo Maxvinil dedicadas à reciclagem e a fabricação de pré-formas e embalagens plásticas foi realizada verificação empírica em duas organizações pertencentes ao grupo, situadas no município de Cuiabá-MT. Por meio da aplicação do método exploratório-descritivo com base no estudo de caso, utilizando-se de entrevistas, visita in loco e observação direta para a coleta de dados, foi possível constatar que o grupo obteve boa vantagem competitiva ao implantar a integração vertical entre as duas organizações. A análise considerou também a adesão às práticas sustentáveis, onde se pôde perceber a presença da responsabilidade ambiental e social das empresas, desenvolvidas por meio de suas ações. Incorporando as práticas sustentáveis às decisões estratégicas, o grupo consegue agregar valor à marca, garantindo competitividade não só no mercado mato-grossense, como em praticamente todo mercado brasileiro, atendendo às regiões sudeste, sul, centro-oeste e nordeste.


Palavras-chave


Vantagem competitiva, integração vertical, sustentabilidade.

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