Negócios de Impacto Socioambiental e a Formação de Futuros Administradores

Murilo Silva Corrêa, Geraldino Carneiro de Araújo

Resumo


A presente pesquisa, realizada com acadêmicos do curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Câmpus de Paranaiba, teve como objetivo principal analisar as percepções e os conhecimentos sobre negócios de impacto socioambiental. A teoria discute os negócios sociais e os negócios de impacto socioambiental. Para realizar esse estudo qualitativo, aplicou-se uma entrevista e para o tratamento utilizou-se a análise de conteúdo. Concluiu-se que, na visão dos acadêmicos, o curso aborda o tema de negócios de impacto socioambiental minimamente, reconhecem a importância do tema para a sociedade, porém não parecem estar envolvidos no assunto e possuem um conhecimento limitado acerca dele, visto que a maioria não consideraria o investimento nesse tipo de negócio. Sugere-se a inclusão da temática de negócios de impacto socioambiental nas ementas e/ou a criação de uma nova disciplina.


Texto completo:

PDF

Referências


ARTEMISIA. Negócios com Impacto Social. 2015. Disponível em: http://artemisia.org.br/conteudo/negocios/nosso-conceito.aspx. Acesso em: 05 dez, 2017.

ÁVILA, L. V.; ROCHA, M. P.; ARIGONY, M. M. DILL, R. A.; MAZZA, V. M. S. Negócios com impacto social: características, modelos e métricas de avaliação. Gestão e Desenvolvimento em Revista, v. 2, n. 1, jan-jun/2016, p. 4-13.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006. (Obra original publicada em 1977)

BARKI, E.; IZZO, D.; TORRES, H. G.; AGUIAR, L. Negócios com impacto social no Brasil. São Paulo: Editora Peirópolis, 2013.

CASSELL, C.; SYMON, G. Qualitative methods in organizational research. London: Sage Publications, 1994.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 10. ed., Porto Alegre: Bookman, 2011.

PORTOCARRERO, F; DELGADO, S. Negocios Inclusivos y generación de valor social in: In: MÁRQUEZ,P.; REFICCO, E.; BERGER,G. Negocios inclusivos - Iniciativas de mercado con los pobres de Iberoamérica. Bogotá, Colômbia: Amaral Editores / BID, 2010.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo:

SANTANA, A. L. J.; SOUZA, L. M. Empreendedorismo com foco em negócios sociais. Curitiba : NITS UFPR, 2015. 172 p.

SILVA, A. V. Negócio social: uma alternativa para as transformações sociais no mercado direcionado à população de baixa renda. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- - Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, 2016.

TISCOSKI, G.; ROSOLEN, T.; COMINI, G. Empreendedorismo social e negócios sociais: um estudo bibliométrico da produção nacional e internacional. In: XXXVII Encontro da ANPAD, 37, 2016, Rio de Janeiro, RJ. Anais eletrônicos..., Rio de Janeiro, 2016.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

YUNUS, M. Um mundo sem pobreza: a empresa social e o futuro do capitalismo. São Paulo: Ática, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.