Uma análise sobre a relação entre rentabilidade e as empresas abertas vencedoras do troféu transparência

Camila Pereira BOSCOV

Resumo


RESUMO

Para incentivar a transparência corporativa no Brasil, por meio do fornecimento de informações claras e de qualidade, foi criado, em 1997, o Prêmio ANEFAC – FIPECAFI – SERASA, que concede o Troféu Transparência. Este prêmio é um reconhecimento público das melhores demonstrações contábeis publicadas no país. Este artigo procurou verificar se existe uma relação estatística entre transparência e rentabilidade. Para responder ao problema de pesquisa foi analisado o retorno sobre o patrimônio liquido médio, do ano de 2009, de 275 empresas de capital aberto extraído do software Economática. Essas empresas foram divididas em 2 grupos. No grupo 01 estava o ROE, retorno sobre o patrimônio líquido, de 22 empresas transparentes. Foram consideradas transparentes as empresas que venceram o Troféu Transparência desde 1997 e cujos dados estavam disponíveis na base de dados utilizada. No outro grupo estava o valor da rentabilidade de 253 empresas que não ganharam o prêmio de transparência. A metodologia utilizada foi um teste de médias. Para analisar as hipóteses H0(a rentabilidade média das empresas transparentes é igual à rentabilidade média das empresas não transparentes) e H1(a rentabilidade média das empresas transparentes é diferente da rentabilidade média das empresas não transparentes), o teste de média utilizado foi o não paramétrico de Mann Whitney. Com um nível de significância de 5% não foi possível rejeitar a hipótese nula. Não há evidências estatísticas que comprovem que exista uma diferença de rentabilidade nas empresas vencedoras do prêmio ANEFAC. Logo, de acordo com as premissas e procedimento metodológicos apresentados neste estudo, não foi possível afirmar que há relações entre transparência e rentabilidade. Para estudos posteriores, recomenda-se a adoção de diferentes metodologias e amostras para investigação, análise da relação de transparência com outros indicadores e estudos envolvendo regressões logísticas.

 

Palavras-Chave: Transparência, Rentabilidade, Teste de média


ABSTRACT

To encourage corporate transparency in Brazil, by means of clear and quality information, was created in 1997ANEFAC - FIPECAFI– SERASA award which grants the “Troféu Transparência”. This award is a public recognition of the best financial statements publics in Brazil.This article aimed to investigate if there is a statistic relationship between transparency and profitability. To respondto the research problem was analyzed the return on equity,in 2009, of 275public companies extracted Economática software. These companies were divided into 2 groups. In the group 01 was ROE, return on equity, of 22 companies transparent. In this article transparent are companies that won the award since 1997. On the other group was the value ofthe profitability of 253 companies that did not win the Anefac’saward. The methodology used was a medium test. To analyze the hypotheses H0 (the average profitability of firms is equal to a transparent companies and not transparent) and H1 (profitability media of transparent companies is different from not transparent),the test medium used was the non parametric Mann Whitney. With a significance level of 5% was not possible to reject H0. There is no statistical evidence to show that there is a difference in profitability on winning companies. Thus, according to premises and methodological procedure presented in this study, was not possible infer that there are relationships between transparency and profitability. For other studies, it is recommended the adoption of different methodologies and samples for research, analysis of the transparency with others factors and studies involving logisticr egressions.

 

Key-words: Transparency, profitability, average test


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