THE TEACHING PROFESSIONALISM AND PEDAGOGICAL PRACTICE: REFLECTIONS ON BUSINESS ADMINISTRATION COURSES IN PUBLIC UNIVERSITIES

Elaine Pontes Bezerra, Silvana Malusá, Antônia Márcia Rodrigues Sousa, Ruan Carlos dos Santos

Resumo


To analyze the constitution of the teaching professionalism and the contribution of the teachers' pedagogical practice in the development of competences and abilities of the students of the Administration course of the Public Universities of Piauí. The instrument is a questionnaire developed in the Google Docs platform, with a five-point Likert scale and a semi-structured interview script. Descriptive statistics were used for quantitative data and content analysis for qualitative data. Fifty-one professors from business administration courses at public universities in the state of Piauí participated. The results pointed out that teachers' professionalism is influenced by their established relationships, even before they enter the profession, and carries aspects of their biography, their social and psychological universe. They believe that their professionalism is related to the construction of competencies and the development of skills for their teaching activities, leading to the deduction that, by being aware of their own abilities and competencies, they know of the need to improve and/or develop them. With this, they carry out a more cautious and conscious teaching practice, contributing to an effective training of their students in order to contribute to the development of their skills and abilities.


Palavras-chave


Professionalism. Teacher Education. Competence. Teaching Practice.

Texto completo:

PDF (English)

Referências


ALARCÃO, I. Novas tendências nos paradigmas de investigação em educação. In: Alarcão I. (org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2011.

ALVES, C. S.; ANDRÉ, MARLI E. D. A. A constituição da profissionalidade docente: os efeitos do campo de tensão do contexto escolar sobre os professores. In: ANPED. 36ª Reunião Anual da ANPED, Goiânia, 2013.

AKTOUF, OMAR. Ensino de Administração: Por uma pedagogia para a mudança. Organizações & Sociedade, v. 12, n. 35, p. 151-159, out-dez, 2005.

AMBROSETTI, N. B.; ALMEIDA, P. C. A. DE. Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 90, n. 226, p. 592-608, set-dez, 2009.

ANDRÉ, M. E. D. DE; PLACCO, V. M. N. DE S. (2007). Processos psicossociais na formação do professor: um campo de pesquisas na Psicologia da Educação. Contrapontos, vol. 7, n. 2, p. 339-346, maio-ago, 2007.

ANDRÉ, M. E. D. DE; ALMEIDA, P. C. A. A profissionalidade do professor formador das licenciaturas. Rev. educ. PUC Camp, Campinas, 22(2), p. 203-219, maio-ago, 2017.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 279p, 2016.

BEHRENS, M. A. A. A formação pedagógica e os desafios do mundo moderno. In: MASETTO, M. (org.). Docência na Universidade. 10. ed. Campinas: Papirus, 2012.

CANDAU, V. M. Ser professor/a hoje: novos confrontos entre saberes, culturas e práticas. Revista Educação: Porto Alegre, 2014.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. (2003). Métodos de Pesquisa em Administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2012.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CUNHA, L. A. A universidade temporã: o ensino superior, da Colônia à Era Vargas. São Paulo: Unesp, 2007.

CUNHA, M. I. O professor universitário na transição de paradigmas. 2. ed. Araraquara: Junqueira & Marin, 2005.

D’ÁVILA, CRISTINA. Ser ou não ser: um estudo sobre a construção da identidade profissional e profissionalidade docente em curso de formação inicial de professores. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Anais. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 1-14, 2008.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

DIAS, A. M. I.; RAMALHO, B. L. Ser ou estar professor na educação superior, eis a questão: o professor universitário aprende a ensinar? In: MELO, G. F.; MALUSÁ, S. (org.). Profissão docente na educação superior: múltiplos enfoques. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

DUBAR, C. A socialização: a construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1997.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

FRANCO, M. A. S. Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior? Práxis Educacional, v. 9, n. 15, p. 147-166, jul-dez, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GAETA, C.; MASETTO, M. T. O Professor Iniciante no Ensino Superior: Aprender, Atuar e Inovar. Editora Senac. São Paulo, 2013.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Diretoria de Informações e Estatísticas Educacionais (Inep/Seec). Censo do Ensino Superior. Brasília: INEP, 2015.

IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

KERCH, A. L. A formação de administradores no Brasil e a educação para a cidadania: reflexões acerca de uma possível intersecção. In: XXVIII ENANGRAD, Anais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasília, 2017.

LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3. ed., Porto Alegre: Bookman: Artmed, 2003.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2010.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Heccus, 2015.

MASETTO, M. T. Docência na Universidade. 10. ed. Campinas: Papirus, 2012.

MASETTO, M. T. Competências pedagógicas do professor universitário. São Paulo: Summus, 2015.

MORETO, V. P. A formação do bacharel em administração no cenário dos novos rumos da educação em contexto escolar. Administração em Revista, v. 1, n. 1, p. 83-87, jan-jun, 2001.

NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de Professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995.

NÓVOA, A. Profissão professor. 2. ed. Porto (PT): Porto Editora, 1999.

NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. A profissionalização da docência: um olhar a partir da representação de professoras do ensino fundamental. Revista Iberoamericana de Educación, n. 49, 2008.

PANIZZI, W. M. Universidade para quê? Porto Alegre: Libretos,2006.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PESSONI, E.; SOUZA, A. C. G. DE. O curso de administração e a prática pedagógica do professor universitário. In: I Seminário Sobre docência universitária, Anais, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, 2011.

Pimenta, S. G.; Almeida, M. I. (org). (2011). Pedagogia Universitária: caminho para formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. DAS G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2014.

RAMALHO, B.; NUÑEZ, I.; GAUTHIER, C. (2003). Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulinas, 2003.

ROLDÃO, M. DO C. Profissionalidade docente em análise: especificidades dos ensinos superior e não superior. Nuances: Estudos Sobre Educação, ano XI, v. 12, n. 13, p. 105-126, jan-dez, 2005.

SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1999.

SANTOS, C. I. DOS. A Formação do Administrador: desvelando uma aproximação necessária entre formação acadêmica e formação humana. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, jan-abr, p. 143-155, 2019.

SILVA, K. A. F. Constituição da professoralidade no ensino superior: percursos de professores bacharéis em administração. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Piaui. Teresina, Brasil, 2017.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

TARDIF, J.; FAUCHER, C. Um conjunto de balizas para a avaliação da profissionalidade dos professores. In: ALVES, M.; MACHADO, E. (org.). O pólo de excelência: caminhos para a avaliação do desempenho docente. Porto: Areal Editores, p. 32-53, 2010.

VASCONCELOS, M. Contribuindo para a formação de professores universitários: relato de experiências. In: MASETTO, M. (org.). Docência na Universidade. 10. ed. Campinas: Papirus, 2012.

VEIGA, I. P. A docência universitária na educação superior. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (org.). Docência na educação superior. Brasília: INEP, 2006.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

ZABALZA, M. A. O ensino Universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.