O direito fundamental à educação e as relações de consumo: desafios perante a pandemia da COVID-19

Tiago Cappi Janini, Denis Carvalho

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar o direito à educação e como ele é afetado em tempos de pandemia, em que estudantes tiveram de migrar da modalidade de ensino presencial para a educação à distância, bem como verificar os contratos de prestação de serviços educacionais e se o consumidor-estudante possui o direito de ser indenizado em razão da mudança da modalidade de ensino. A problemática a ser enfrentada trata sobre se a mudança da modalidade do ensino causa algum prejuízo ao consumidor-estudante, e se seria motivo suficiente para redução das mensalidades escolares. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental e chegou à conclusão de que o abatimento dos valores das mensalidades não deva ser uma regra, pois, o que realmente importa é a manutenção e a qualidade do ensino oferecido.


Palavras-chave


Direito à Educação; Covid-19; Ensino à Distância; Consumidor-estudante.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21902/Revrima.v4i29.5084

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