A POLEMICA REATIVAÇÃO DO BPC APÓS O FIM DO CONTRATO DE TRABALHO.

Asnan Pedreira Rodrigues, Leticia Mesquita Silva Rodrigues, Raiane Cassia Dos Santos Orsato

Resumo


O Benefício Assistencial ao Portador de Deficiência –BPC, é de suma importância à vida do cidadão que nunca contribuiu com a previdência e detêm um impedimento ao longo prazo devido a sua deficiência. Mudanças no sistema jurídico brasileiro no decorrer dos anos possibilitaram ao requerente ingressar no mercado de trabalho sem correrem o risco de perderem o seu benefício, que fica apenas suspenso em quanto perdura o contrato de trabalho. No entanto, devido à demora que enfrentam quando terminam uma relação de emprego até a reativação do benefício por parte do INSS, gera grande desconfiança e medo de ficar até por meses sem perceber o seu benefício, até mesmo com ganhos muito maiores que possibilitaria uma melhor qualidade de vida do beneficiário e sua família. Pretende-se então, compreender as dificuldades de inserção do deficiente que faz jus ao benefício assistencial ao portador de deficiência no mercado de trabalho, apontar como poderia ser feito a relocação do benefício sem esse grande lapso temporal, discutir a busca pelo emprego e contratação da pessoa com deficiência pelo mercado de trabalho e demonstrar como incentivar as pessoas com deficiência a se incluírem no mercado de trabalho, para terem uma qualidade de vida melhor. Com base no estudo de técnicas qualitativa de natureza bibliográfica, documental e de estudo de caso. Assim, faz se necessário uma adequação de sistemas entre a esfera pública e privada, viabilizando uma desburocratização do reingresso do benefício sendo intermediado de forma administrativa, sendo que de forma a garantir o direito líquido e certo do deficiente frente a demora do Estado promove-se o ingresso do mandado de segurança para que seja reestabelecido de imediato para que o beneficiário tenha de volta os meios para sobreviver, portanto, a esfera pública deve compreender que sua responsabilidade é objetiva no que tange inclusão social e igualdade de oportunidade da sociedade. Sendo assim, presume-se que o Estado deve ser responsabilizado diretamente pela falta de inclusão de portadores de deficiência no mercado de trabalho.


Palavras-chave


Benefício social; Deficiência; Trabalho; Inclusão social.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em 22 de abril de 2022.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência. D.O.U de 07/07/2015, pág. Nº 2. 07 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 20 de abril de 2022.

BRASIL. Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a organização da Assistência Social. D.O.U de 08/12/1993, pág. Nº 18769. 08 de dezembro de 1993 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8742.htm. Acesso em 20 de abril de 2022.

BAHIA, M. S. Deficientes visuais e mercado de trabalho: reabilitação e reintegração. Departamento de Ciências Humanas. Salvador, Universidade Salvador (UNIFACS).

GOV.BR, Trabalho, Emprego e Previdência. Realizar Inscrição no INSS. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-inscricao-junto-ao-inss. Acesso em 25 de abril de 2022.

GOV.BR. Benefício de Prestação Continuada (BPC). Disponível em: https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/assistencia-social/beneficios-assistenciais/beneficio-assistencial-ao-idoso-e-a-pessoa-com-deficiencia-bpc#:~:text=O%20Benef%C3%ADcio%20de%20Presta%C3%A7%C3%A3o%20Continuada,com%20defici%C3%AAncia%20de%20qualquer%20idade. Acesso em 25 de abril de 2022.

INSTITUTO ETHOS. O que as empresas podem fazer pela inclusão das pessoas com deficiência, São Paulo, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social (ETHOS).

Justiça Pr. Benefício de Prestação Continuada (BPC). Disponível em: https://www.justica.pr.gov.br/Pagina/Beneficio-de-Prestacao-Continuada-BPC. Acesso em 25 de abril de 2022.

NASCIMENTO. Paulo A. Meyer M.; BAHIA. Melissa Santos.; CUNHA. Mateus Almeida. O Benefício de Prestação Continuada como Entrave à Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado Formal de Trabalho: uma Proposta de Modificação da Lei n. º 8.742/93 (LOAS), Salvador Bahia, 11 de novembro de 2007. VI conferência regional de ISTR para América Latina y el Caribe. Disponível em: http://www.lasociedadcivil.org/wp-content/uploads/2014/11/018.pdf. Acesso em 19 de abril de 2022.

OFFE, C. Capitalismo desorganizado, São Paulo, Brasiliense.

Portal da transparência. ASCOM/CGU. Gastos com Benefício de Prestação Continuada (BPC). Disponível em: https://www.portaldatransparencia.gov.br/comunicados/603478-portal-da-transparencia-divulga-gastos-com-beneficio-de-prestacao-continuada-bpc. Acesso em 25 de abril de 2022.

SASSAKI, R. Pessoas com deficiência: o Mercado de trabalho numa perspectiva inclusiva. Revista Sentidos, 5, 6-7.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/rbp.v13i1.6143

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Rev. Bras. Prev, Curitiba, Paraná, Brasil. eISSN: 2317-0158

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.