CARTÃO DE CRÉDITO, AMIGO OU INIMIGO? UMA ANÁLISE SOBRE AS FINANÇAS COMPORTAMENTAIS E O ENDIVIDAMENTO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Resumen
O objetivo que norteou a execução deste estudo foi compreender a influência das finanças comportamentais na tendência ao endividamento dos estudantes universitários através do uso do cartão de crédito. Esta pesquisa foi classificada como quantitativa de carácter descritivo, no qual foi aplicado um questionário que contou com 139 respondentes. De acordo com os dados coletados, foi possível perceber que os estudantes não têm a compreensão adequada do que é executar um planejamento financeiro, a maneira de efetuar controles é através do controle mental, e a sua a satisfação quanto a este é neutra. Em vista destes, identificou-se uma falta de educação financeira. O comportamento consumidor mostrou ter tendência nas realizações de compras por impulso quando há promoções, no restante os alunos demonstraram ser cautelosos nos processos de compra. Além disso, não assimilaram o ato de comprar como responsável em trazer e emoções positivas para suas vidas, porém não negando que pode gerar sensações de prazer. Concluiu-se, portanto, que as finanças comportamentais são determinantes para uma boa saúde financeira dos estudantes, de modo que as escolhas financeiras com o uso do cartão de crédito podem levar ao endividamento e inadimplência, tendo em vista que este é um produto de fácil e rápida utilização. Portanto, deve-se buscar educação financeira para obter conhecimento para tomar decisões conscientes. Este estudo enriquece a discussão a respeito da importância da educação financeira, tanto nas universidades quanto na sociedade, e desperta a autorreflexão quanto as práticas financeiras que estão sendo reproduzidas no cotidiano das pessoas.
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