VARIÁVEIS CONDICIONANTES DO RENDIMENTO ACADÊMICO DAS ALUNAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Tayane Silva Celeste, Marcos Macri Olivera, Luma Michelly Soares Rodrigues Macri, Allan Sarmento Vieira, Érika Lira da Silva

Resumen


A universidade tem um papel imprescindível no desenvolvimento da região onde atua. O ensino superior surgiu no Brasil, com cursos isolados de forma meramente profissionalizante, voltados unicamente ao sexo masculino. No entanto, devido o desenvolvimento econômico foi necessária uma expansão desse ensino que ainda assim, não atingia as mulheres, que acabaram conseguindo adentrar a esta modalidade apenas 70 anos após seu surgimento. Além de expandir, é necessário que a instituição ofereça conhecimento de qualidade para o reconhecimento dos profissionais. A averiguação desse conhecimento pode ser medida mediante o nível de aprendizagem absorvido pelos estudantes, considerando que fatores externos podem vir a influenciar ou não na absorção desses conhecimentos. Sendo assim, de forma específica, esse trabalho tem como objetivo evidenciar quais variáveis estão associadas ao rendimento acadêmico das alunas do curso de administração do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, da Universidade Federal de Campina Grande.  A pesquisa torna-se relevante devido aos cuidados que a universidade deve ter em relação aos elementos que possam vir a interferir no aprendizado de suas alunas e como lidar com eles. Em conclusão, pôde-se observar que entre todas as variáveis estudadas, duas delas apontaram evidências de associação em relação ao nível de rendimento atingido, sendo estas, a variável relacionada à forma de ingresso no curso e a variável relacionada à educação familiar recebida, as demais variáveis estudadas não apresentaram nenhuma evidência de associação. Contudo, através do presente trabalho é possível o desenvolvimento de novos estudos que venham a possibilitar conhecimentos mais específicos acerca do assunto.

Palabras clave


Mulheres; Administração; Variáveis; Rendimento Acadêmico.

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