Sucesso Psicológico, Felicidade e Linguagem Fílmica em Administração

Caroline Aparecida Bueno TAVARES, Roberto Carlos FERREIRA, Marco Antonio Batista da SILVA, Nildes R. Pitombo LEITE

Resumen


Este artigo tem como objeto de estudo a utilização da linguagem fílmica no contexto de processos de ensino-aprendizagem e pesquisa em Administração, no âmbito da iniciação científica. Inserido nos textos interativos, visuais e observacionais, objetiva analisar os conceitos de sucesso psicológico e felicidade, aplicados à Administração à luz da análise fílmica. Para tanto toma como unidade de análise o filme “À Procura da Felicidade” (The Pursuit of Happiness), dirigido por Gabriele Muccino (2006). A base teórica está concentrada em Kurt Lewin (1935), Chris Argyris (1959-2000) e Valença (1997), todos eles aqui utilizados como base de argumentação. Procurou-se, neste artigo, responder à pergunta de como os conceitos de sucesso psicológico e felicidade podem ser utilizados no campo da Administração. Ressalvadas as limitações do próprio método observacional indireto e, potencializadas as suas vantagens, diz-se que os conceitos de sucesso psicológico e felicidade podem ser aplicados ao ensino de administração por meio de práticas de ensino que estimulem a aprendizagem dos alunos, uma vez que se mostrou possível trazer para o ambiente de estudo os conceitos nele abordados, o que representa uma possibilidade de contribuição para outros estudos envolvendo alunos e contextos diferentes de iniciação científica e de pós-graduação em Administração.

 Palavras-chave: Sucesso Psicológico e Felicidade; Linguagem Fílmica; Administração.


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