Sucesso Psicológico, Felicidade e Linguagem Fílmica em Administração
Abstract
Este artigo tem como objeto de estudo a utilização da linguagem fílmica no contexto de processos de ensino-aprendizagem e pesquisa em Administração, no âmbito da iniciação científica. Inserido nos textos interativos, visuais e observacionais, objetiva analisar os conceitos de sucesso psicológico e felicidade, aplicados à Administração à luz da análise fílmica. Para tanto toma como unidade de análise o filme “À Procura da Felicidade” (The Pursuit of Happiness), dirigido por Gabriele Muccino (2006). A base teórica está concentrada em Kurt Lewin (1935), Chris Argyris (1959-2000) e Valença (1997), todos eles aqui utilizados como base de argumentação. Procurou-se, neste artigo, responder à pergunta de como os conceitos de sucesso psicológico e felicidade podem ser utilizados no campo da Administração. Ressalvadas as limitações do próprio método observacional indireto e, potencializadas as suas vantagens, diz-se que os conceitos de sucesso psicológico e felicidade podem ser aplicados ao ensino de administração por meio de práticas de ensino que estimulem a aprendizagem dos alunos, uma vez que se mostrou possível trazer para o ambiente de estudo os conceitos nele abordados, o que representa uma possibilidade de contribuição para outros estudos envolvendo alunos e contextos diferentes de iniciação científica e de pós-graduação em Administração.
Palavras-chave: Sucesso Psicológico e Felicidade; Linguagem Fílmica; Administração.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
Abbagnano, N. (1982). Dicionário de filosofia. São Paulo: MestreJou.
Abbagnano, N. (2003). Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes
Argyris, C. (1959). Understanding human behavior organization: one willpoint modern organization theory. New York: Mason Haire.
Argyris, C. (2000). Flawed advice and the management trap. New York: Oxford University Press.
Bach, Richard (2000). Mensagens para sempre. São Paulo: Vergara y Ribas Editora.
Balassiano, M.; Ventura, E. C. F.; Filho, J. R. F. (Jul./Set. 2004). Carreiras e cidades: existiria um melhor lugar para se fazer carreira? In: Revista de Administração Contemporânea - RAC, v. 8, n. 3, pp. 99-116. Curitiba: ANPAD Jul./Set. 2004.
Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Carvalho, J. l. F. S. (2007). Estimulando a criatividade e o pensamento crítico: o professor como ator, diretor e dramaturgo. In: Davel, E.; Vergara, S. C.; Ghadiri, D. P. (Org). Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem pp. 173 – 184. São Paulo: Atlas.
Carvalho, M. B; Gonçalves, C. A.; Pardini, D. J., A felicidade em Foco – mensurando conceito metafísico para estratégia governamental e recomendações organizacionais. In: Rev. Adm. UFSM, Santa Maria, v. 3, n. 2, p. 269-287, mai./ago. 2010
Chizzotti, A. (2008). Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petropólis: Vozes.
Comte-Spoville, A. (2001). A felicidade, desesperadamente. São Paulo: Martins Fontes
Cooper, D. R. & Schindler, P. S. (2003). Métodos de pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman.
Davel, E.; Vergara, S. C.; Ghadiri, D. P. (2007). Administração com arte: papel e impacto da arte no processo de ensino-aprendizagem. In: Davel, E.; Vergara, S. C.; Ghadiri, D. P. (Org). Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem pp. 13 – 26. São Paulo: Atlas.
Davel, E.; Vergara, S. C.; Ghadiri, D. P. (2007). Arte no ensino da administração e administração com arte. In: Davel, E.; Vergara, S. C.; Ghadiri, D. P. (Org). Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem pp. 287–290. São Paulo: Atlas.
Duarte, R. (2002). Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica.
Ferraz, R. B.; Tavares, H.; Zilberman, M. L. (2007) Felicidade: uma revisão.
http://www.adorocinema.com/filmes/a-procura-da-felicidade/ acesso: 30 de junho de 2011.
http://www.sonypictures.com/movies/thepursuitofhappyness/site/flash.html acesso: 04 de julho de 2011.
Leite, N. R. P; Leite, F. P. (2007). Um estudo observacional do filme Denise está chamando à luz da teoria da ação de Chris Argyris e Donald Schön. Revista de Gestão - REGE USP, v.14, n. especial, pp.77-91. São Paulo: FEA- USP.
Leite, N. R. P; Leite, F. P. (2010). A linguagem fílmica na formação e no fortalecimento de grupos, equipes e times de trabalho: aplicações do estudo observacional. Revista de Gestão da USP – REGE USP, v.17, n.1, pp. 75-97. São Paulo: FEA-USP.
Leite, N. R. P.; Nishimura, A. T.; Leite, F. P. (Mai./ Ago./ 2010). O estudo do construto amor em Administração: ciência ou senso comum? Revista REUNA, v.15, n.2, p. 59-81. Belo Horizonte: UNA.
Leite, N. R. P.; Leite, F. P.; Nishimura, A. T.; Cherez, R. L. (Out./Dez./2010). Educação tutorial: revitalizando ensino-aprendizagem e pesquisa em Administração. Revista de Administração FACES Journal, v. 9, n. 4. Belo Horizonte: FACES.
Leloup, J-Y. (2002). Amar… apesar de tudo. Campinas, SP: Verus.
Levin, K. (1935). A dynamic theory of personality. New York: McGraw Hill.
Levin, K. (1936). Principles of topological psychology. New York: McGraw Hill.
Levin, K. (1997). Resolving social conflicts: field theory in social science.Wasghinton, DC: American Psychological Association.
Moreira, D. A. (2004). O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: P. Thomson Learning.
Muccino, G. (2006). The pursuit of happiness. Columbia Pictures.
Rego, A. (2009). Empregados felizes são mais produtivos? Revista de estudos politécnicos, v. VII, n. 12, 215- 233.
Ruas R. L. (2004). Literatura, dramatização e ensino em Administração – uma experiência de apropriação de práticas teatrais à formação gerencial. In: Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 28. Curitiba: ANPAD.
Russell, B. (2002). A conquista da felicidade. Rio de Janeiro: Ediouro
Wood Jr., T. (2000). Metáforas espetaculares: do dramatismo teatral ao dramatismo cinematográfico. Florianópolis: Anais do XXIV EnANPAD, 2000.
Valença, A. C. (1997). Eficácia profissional - obra em homenagem aos 23 anos da publicação de theory in practice de Chris Argyris e Donald Schön. Rio de Janeiro: Qualitymark.
Vergara, S. C. (2003). Repensando a relação ensino-aprendizagem em Administração: argumentos teóricos, páticas e recursos. Salvador: EAUFBA – Revista O&S, v.10, n. 28.
Vergara, S. C. (2005). Métodos de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas.
Vergara, S. C. (2007). Arte no ensino da administração e administração com arte. In: Davel, E.; Vergara, S. C.; Ghadiri, D. P. (Org). Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem pp. 278 – 287. São Paulo: Atlas.
Vergara, S. C. (2007). Arte cenográfica, vídeos, dramatizações e música no ensino de teoria das organizações. In: Davel, E.; Vergara, S. C.; Ghadiri, D. P. (Org). Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem pp. 277 – 286. São Paulo: Atlas, 2007.
Vieira, M. M. F.; Zouain, D. M. (Orgs.) (2004). Pesquisa qualitativa em Administração. Rio de Janeiro: FGV.
Taylor, S. S. (2007). Experimentando diferentes modos de conhecimento por meio da improvisação teatral. In: Davel, E.; Vergara, S. C.; Ghadiri, D. P. (Org). Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem pp. 185 – 194. São Paulo: Atlas.
Refbacks
- There are currently no refbacks.