Colaboração em design de serviços orientado à otimização dos processos de franquia

Gláucia de Salles FERRO, Adriano HEEMANN

Resumen


RESUMO

O presente artigo propõe uma reflexão acerca da colaboração no sistema de franquias por meio de ferramentas de Design de Serviços. A partir de uma revisão bibliográfica especulativa, o artigo converge conceitos oriundos de áreas distintas para fundamentar a investigação a que se propõe. Uma vez delimitados os desafios de cada núcleo operacional de um sistema de franquias, prevê-se que as ações colaborativas encontrarão soluções eficazes, desejadas por toda a organização. Desta forma, a sinergia da colaboração pode impulsionar franqueadores e franqueados a criarem um modelo de gestão inovador.

Palavras-chaves: Colaboração, Design de Serviços, Franquias, Gestão, Inovação

 

ABSTRACT

This paper proposes a reflection on the collaborative franchise system through Design Service stools. From a literature speculative review, the article converges concepts from different areas of research to support that it proposes.Once defined the challenges of each core operating a franchise system, it is expected that collaborative actions find effective solutions desired by the whole organization. Thus, the synergy of collaboration can boost franchisors and franchisees to create an innovative management model.

Keywords: Collaboration, Design Services, Franchise, Management, Innovation


Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.