Práticas de gestão do almoxarifado do colégio de ensino médio e fundamental de Santa Maria – RS
Resumo
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo geral prover subsídios para a melhoria da gestão do almoxarifado do Colégio de Ensino Médio e Fundamental de Santa Maria – RS, melhorando a eficiência do processo de compras e reduzindo custos e consumo de materiais. Para tanto, foram realizados os cálculos necessários para a estimação da Curva ABC e do Lote Econômico de Compras (LEC). A Curva ABC identificou quais produtos pesavam mais em termos de custos no setor, viabilizando mais foco no controle dos estoques. Foi também verificado qual o custo de cada pedido a fim de otimizar o processo de compras, diminuindo custos e mantendo produtos em um nível aceitável no almoxarifado, de forma que chegue ao equilíbrio do custo do pedido com o custo de armazenagem. Por fim, algumas sugestões adicionais foram traçadas, complementando a análise quantitativa.
Palavras-Chave: Gestão de Estoques, Curva ABC, LEC
ABSTRACT
This paper aims to provide subsidies to improve the management of the warehouse of High School and Elementary School of Santa Maria - RS, improving the efficiency of the purchasing process and reducing costs and consumption of materials. Thus, we performed the calculations necessary to estimate the ABC curve and the Economic Lot Cart (ELC). The ABC curve identified which products weighed more in terms of costs in the institution, allowing more focus on inventory control. It was also found the cost of each application, in order to optimize the purchasing process, reducing costs and maintaining items at an acceptable level in the warehouse, so it gets to balance the cost of the request with the cost of storage. Finally, some additional suggestions were drawn, complementing the quantitative analysis.
Key Words: Warehouse Management, ABC Curve, ELC
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181