A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE VENDAS NO VAREJO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Carlos Antonio Furtado Dutra

Resumo


O artigo apresenta as discussões acerca de como o marketing digital se consolidou como uma ferramenta imprescindível de vendas durante a pandemia e como essas estratégias podem ser otimizadas para enfrentar os desafios em um cenário pós-pandemia. O objetivo geral da pesquisa foi fazer uma análise da importância do marketing digital como estratégia de vendas no contexto do cenário pós-pandemia, identificando os fatores que foram determinantes para a criação de estratégias. A pesquisa teve como procedimento metodológico a realização de uma pesquisa bibliográfica, no qual foram analisados autores e obras que serviram de suporte para a efetuação desse estudo, averiguando como investigações publicadas nos últimos cinco anos abordaram as práticas do marketing digital nas organizações no período da COVID-19. Foram consultadas as bases de dados da CAPES, Scopus e SciELO. Os resultados mostram que o marketing e as vendas integrados à transformação digital e à compreensão das necessidades do público-alvo, são a chave para os bons resultados comerciais. Com estratégias bem elaboradas, comunicação eficiente e abordagem personalizada, as empresas podem conquistar e fidelizar clientes, alcançando resultados positivos mesmo em cenários desafiadores. Assim, a pesquisa em questão visa fornecer insights valiosos para profissionais de marketing, empresas e acadêmicos interessados no tema, ajudando a compreender a importância do marketing digital e suas implicações no contexto da pandemia de COVID-19.


Palavras-chave


COVID-19; Marketing digital; Consumidor 4.0; Varejo; Estratégias de negócios; Marketing online.

Texto completo:

PDF

Referências


AVIS, Maria Carolina. Marketing digital baseado em dados: métricas e performance. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2021.

AVIS, Maria Carolina; JÚNIOR, Achiles Batista Ferreira. Supermarketing: estratégias de marketing digital. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2022.

BARCELLOS, Christovam; XAVIER, Diego Ricardo. As diferentes fases, os seus impactos e os desafios da pandemia de covid-19 no Brasil. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, [s. l.], v. 16, n. 2, p. 221–226, 2022.

BASUKI, Basuki et al. Working from home arrangement in delivering public service during the COVID-19 pandemic: innovation or irritation?. Administratie si Management Public, [s. l.], v. 2022, n. 39, p. 26–39, 2022.

CAMPOS, Alexandre de; DOUGLAS, Verci. Técnicas de Vendas e E-commerce. 1. ed. São Paulo: Érica, 2021.

CASARIN, Helen de Castro Silva; CSARIN, Samuel José. Pesquisa científica: da teoria à prática. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2012.

EL KHATIB, Ahmed Sameer. COVID-19 e o anticonsumo: uma análise dos efeitos da pandemia na indústria da moda. Revista Administração em Diálogo - RAD, [s. l.], v. 24, n. 1, p. 59–75, 2023.

FERNANDES, Carlos Henrique. PERSPECTIVA DE MUDANÇA DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DEVIDO À CRISE GERADA PELA PANDEMIS DO COVID-19. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. [s. l.], v. 2, 2021.

GIACOMETTI, Henrique Brockelt. Ferramentas de marketing digital. 1. ed. São Paulo: GIACOMETTI, Henrique Brockelt., 2020.

GUIMARÃES JÚNIOR, Djalma Silva et al. Efeitos da Pandemia do COVID-19 na Transformação Digital de Pequenos Negócios. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, [s. l.], v. 5, n. 4, p. 1–10, 2020.

KETTER, Eran; AVRAHAM, Eli. #StayHome today so we can #TravelTomorrow: tourism destinations’ digital marketing strategies during the Covid-19 pandemic. Journal of Travel and Tourism Marketing, [s. l.], v. 38, n. 8, p. 819–832, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10548408.2021.1921670.

KIM, Rae Yule. The Impact of COVID-19 on Consumers: Preparing for Digital Sales. IEEE Engineering Management Review, [s. l.], v. 48, n. 3, p. 212–218, 2020.

KOTLER, Philip; LANE, Kevin; CHERNEV, Alexander. Administração de marketing. 16. ed. Porto Alegre: Grupo A, 2024.

KRÁĽ, Štefan et al. an Analytical View of Consumers’ Purchasing Behaviour in Terms of E-Commerce During Covid-19. Polish Journal of Management Studies, [s. l.], v. 26, n. 1, p. 140–156, 2022.

MEDEIROS, Jussara Marques de; SVIERCOSKI, Valdeslei. O sabor do saber científico: TCC no serviço social. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2020.

SANTOS, Hadysonn Alves; PEREIRA, Murilo Ribeiro; SOUZA, Daniel dos Reis. A relevância do marketing digital durante a pandemia da Covid-19. Research, Society and Development, [s. l.], v. 11, n. 13, p. e485111335691, 2022.

SILVA, Walyson Monteiro da et al. Marketing digital, E-commerce e pandemia: uma revisão bibliográfica sobre o panorama brasileiro. Research, Society and Development, [s. l.], v. 10, n. 5, p. e45210515054, 2021.

SILVA, Ricardo Gomes da; LANINI, Telma Regina Esteves. Marketing e comunicação no universo digital. 1. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2023.

SOUSA, Sandra Novais et al. Necessidades formativas de professores iniciantes na educação básica: conceitos, concepções e revisão de literatura (Training needs of beginning teachers in basic education: concepts, conceptions and literature review). Revista Eletrônica de Educação, [s. l.], v. 14, p. 4175116, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.