SOMÁLIA E O CAMPO DE REFUGIADOS EM DADAAB NO QUÊNIA
Resumen
O estudo do caso da Somália como exemplo de diáspora africana, devido aos golpes de Estado e da violência sistemática, demonstra o deslocamento forçado de pessoas que foram obrigadas a se desenraizarem e buscarem proteção internacional em outros países, tal como no Quênia. A crise na Somália, acarretou a criação de campos de refugiados, como o de Dadaab (Quênia), que são mantidos há mais de vinte anos e contam com ajuda humanitária de organizações não governamentais e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Por meio de levantamento bibliográfico nacional e internacional, além da análise de documentos oficiais, constata-se o colapso dos governos nacionais da Somália e o controle do país por parte de grupos armados como o Al Shabaab, a milícia associada ao grupo terrorista Al Qaeda. O que acaba dificultando ainda mais a pacificação, e o possível retorno de somalis ao seu país de origem, em uma situação de refúgio prolongada.
Palabras clave
Texto completo:
PDF (Português (Brasil))Referencias
MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010
METZ, Helen Chapin. Somália: A Country Study. 4. ed. Washington: Area Handbook Series, 1992.
MILNER, James. Refugees, the State and the Politics of Asylum in África. Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2009.
MOHAMOUD, Abdullah A. State Collapse and Post-Conflict Development in África: The Case of Somalia (1960-2001). Indiana: Purdue University Press, 2006.
NJOKU, Raphael Chijioke. The History of Somalia: Greenwood histories of the modern nations. Santa Barbara: Abc-clio, 2013.
PARKER, Alison. Hidden in Plain View: Refugees Living Without Protection in Nairobi and Kampala. Nova Iorque: Human Rights Watch, 2002.
DOI: http://dx.doi.org/10.21902/Revrima.v4i29.4342
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Revista Relações Internacionais do Mundo Atual e-ISSN: 2316-2880
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181