ENSINANDO AS REGIÕES MUNDIAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: OS EVENTOS ESPORTIVOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Resumen
Este artigo tem como objetivo principal subsidiar a prática docente sobre novas metodologias de ensino, considerando que muitos professores têm dificuldade de trabalhar temas novos, buscando incentivar a transdisciplinaridade entre as ciências dentro da educação básica na busca de um processo de ensino e aprendizagem mais aberto e dinâmico. A Copa das Confederações de 2013, que ocorreu no Brasil, é considerada um campeonato onde representante de cada continente disputa a taça desse campeonato que serve como preparação para a Copa do Mundo, grande evento esportivo, que em 2014 ocorreu no Brasil. Neste trabalho utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, aulas exploratórias em uma escola particular na cidade de Santa Cruz no interior do estado do Rio Grande do Norte, através de uma prática de ensino que procurou unir elementos e conteúdos geográficos com assunto de interesse dos alunos. Dessa maneira, conclui-se que os jogos de futebol e os grande eventos esportivos de forma particular é algo de interesse desses alunos.
Texto completo:
PDF (Português (Brasil))Referencias
BUZZI, Gabriela Cristina; KNOERR, Fernando Gustavo. O RESGATE DE RELAÇÕES FRATERNAS COMO SOLUÇÃO PARA O AUMENTO DOS CONFLITOS NO BRASIL. Revista Juridica, [S.l.], v. 2, n. 39, p. 88 - 109, jan. 2016. ISSN 2316-753X. Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.21902/revistajur.2316-753X.v2i39.1306.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002, p. 12.
. Elementos Para Uma Proposta de Ensino de Geografia.
Boletim Goiano de Geografia. Jan/dez, 1993, p. 65-82.
HUIZINGA, J. Homos Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo:Perspectiva, coleção estudos, vol. 4, 1996, p. 219.
MASCARENHAS, Gilmar. A bola nas redes e o enredo do lugar: uma geografia do futebol e de seu advento no Rio Grande do Sul. Tese de Doutorado em Geografia Humana, Universidade de São Paulo, 2001.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. 3. ed.. São Paulo: Hucitec, 1999.
SOARES, Matilde de Paulo; SOUZA-LIMA, José Edmilson de; KNECHTEL, Maria do Rosário. O lugar da problemática ambiental nos cursos de direito. The environmental problematic in courses of right.. Revista Juridica, [S.l.], v. 1, n. 28, p. 406-432, nov. 2012. ISSN 2316-753X. Disponível em:
. Acesso em: 22 dez. 2015. doi:http://dx.doi.org/10.21902/revistajur.2316- 753X.v1i28.422.
TORRE, J. C. Apresentação: a motivação para a aprendizagem. In: TAPIA, J. A.; FITA, E. C. A motivação em sala de aula: o que é, como se faz. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 1999. P. 7-10.
UNICAMP. A geografia e os esportes: uma pequena agenda e amplos horizontes. CONEXÕES: revista da faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 1, n. 2 p. 47-61, dez. 1999.
Disponível: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/viewFile/343/2 79, acessado em maio de 2014.
ZENTI, L. Aulas que seus alunos vão lembrar por muito tempo: motivação é a chave para ensinar a importância do estudo na vida de cada um de nós. Nova Escola, São Paulo: Abril, v. 134, ago. 2000.
DOI: http://dx.doi.org/10.21902/Revrima.v1i21.2234
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Revista Relações Internacionais do Mundo Atual e-ISSN: 2316-2880
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181