O Ensino Jurídico no Brasil e seu distanciamento da realidade social – apontamentos críticos

Josefa Florencio do Nascimento, Fioravante Bizigato Junior

Abstract


O presente ensaio apresenta aspectos do ensino jurídico no Brasil, com enfoque especial nas dinâmicas de sala de aula, onde o professor de Direito ainda se situa como o proprietário dos conhecimentos transmitidos na forma de palestra às imensas plateias de alunos ávidos a decorar conteúdos. São mencionadas recentes pesquisas sobre a quantidade de cursos jurídicos e vagas para alunos de Direito disponíveis atualmente no mercado. Aborda o distanciamento do ensino jurídico da realidade e faz menção às diretrizes do Ministério da Educação e Cultura que tem a árdua tarefa de remodelar o processo de ensino e aprendizagem do direito, propondo a utilização dos recursos tecnológicos e diálogo com outras ciências sociais, numa aparente reaproximação do direito com a realidade social.

Palavra chave: ensino jurídico, ciência jurídica, cursos jurídicos, direito, diretrizes curriculares.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/Revrima.v1i22.4028

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Brazilian Journal of Law and International Relations e-ISSN: 2316-2880

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