IMPLEMENTAÇÃO DE MODELOS DE POLÍTICA DE SAÚDE NA ADAPTABILIDADE DOS ESTUDANTES A VÁRIOS TIPOS DE ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTIVA

Natalya Belousova, Natalya Mamylina, Yulia Korchemkina, Tatyana Shulgina, Nadezhda Permyakova

Resumo


Objetivo: Atualmente, a condição de saúde dos estudantes tende a deteriorar-se devido a sobrecargas emocionais, estresse informacional, estilo de vida irracional, presença de hábitos prejudiciais, etc. É possível interromper essa tendência negativa envolvendo-os em atividades de educação física e esportes de natureza preservadora da saúde em um ambiente preservador da saúde. O objetivo da pesquisa é desenvolver e testar a eficácia de modelos de adaptabilidade do estudante a vários tipos de atividades físicas e esportivas.

Métodos: A pesquisa foi conduzida em um grupo de voluntários para quem, com base no produto desenvolvido "Avaliação da Propensão para Especialização Profissional em Educação Física", foram dadas recomendações sobre a escolha do tipo de esporte levando em conta predisposições individuais (basquete, turismo, judô).

Resultados: Para os estudantes, modelos de adaptabilidade foram projetados e implementados para cada tipo de esporte com base nas características neurobiológicas do corpo, e sua eficácia e viabilidade de aplicação no processo educacional e de treinamento na universidade foram avaliadas.

Conclusão: A implementação de nossos modelos de adaptabilidade levou a melhorias significativas nos jogadores de basquete (força muscular, capacidade de salto, função do processo nervoso), judocas (capacidade do sistema respiratório, equilíbrio nervoso) e turistas (resistência, equilíbrio do processo mental). Essas mudanças indicam o sucesso do nosso processo educacional e de treinamento, que otimiza as atividades físicas, cria um ambiente preservador da saúde e foca em conquistas pessoais e melhoria da saúde.

Palavras-chave


Ambiente Preservador da Saúde; Sistema Cardiorrespiratório; Basquete; Turismo; Judô; Predisposição Individual

Texto completo:

PDF

Referências


Babaskin, D., Masharipov, F., Savinkova, O., Shustikova, N., & Volkova, N. (2024). Functional state of team sports athletes in the annual training cycle. Retos, 54, 106-113. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/99620

Belousova, N. A., Semchenko, A. A., Mamylina, N. V., et al. (2022). Diagnosis of individual sports predisposition of students based on assessment of the functional state using software tools. Scientific notes of the University named after P.F. Lesgafta, 7(209), 45-51. https://doi.org/10.34835/issn.2308-1961.2022.7.p45-51

Belousova, N., Mamylina, N., Korchemkina, Y., Kovtun, R., & Bolshakova, Z. (2023). Sports tourism and psychophysiological status of students. Interacción Y Perspectiva, 13(2), 232-242. https://doi.org/10.5281/zenodo.7812202

Duan, Y. (2024). The influence of sports on college students' learning adaptability. Journal of Education, Humanities and Social Sciences, 26, 832-837. https://doi.org/10.54097/4ct6n844

Fedyaev, N. A., Makarova, E. V., Nikitchenko, S. Yu., & Musaev, I. S. Kh. (2023). Features of technical, tactical and coordination preparedness of judokas of various weight categories. Theory and Practice of Physical Culture, 10, 95-97.

Gloria, D. S., Pelayo, E. T. C., & Castro, R. (2024). Lived Experiences and Support Needs of Students with Disabilities: A Phenomenological Approach to Achieving SDGs 3,4, 10, and 11. Journal of Lifestyle and SDGs Review, 4(4), e02578. https://doi.org/10.47172/2965-730X.SDGsReview.v4.n04.pe02578

Ibragimova, E. E. (2023). Conceptual approaches to the formation of a health-preserving environment in an educational organization. Scientific Notes of the Crimean Federal University named after V.I. Vernadsky. Sociology. Pedagogy. Psychology, 9(75), 1, 51-58.

KaiXing, W., Ki-Hong , K., & Yin , L. (2024). Museum Virtual Humans: The Intersection of Culture and the Sustainable Development Goals. Journal of Lifestyle and SDGs Review, 5(1), e03702. https://doi.org/10.47172/2965-730X.SDGsReview.v5.n01.pe03702

Khasin, L. A., Leonov, S. V., & Petrovskaya, O. V. (2023). Assessing and improving simple motor reactions and sense of timing in weightlifters. Psychology Issues, 69(4), 107-119.

Khaupshev, M. Kh., Kirzhinov, M. M., Soblirov, A. M., & Yakhutlova, E. B. (2018). Physical recreation service to protect students' health. Theory and Practice of Physical Culture, 10, 21.

Knyazeva, O. V., & Ibragimova, E. E. (2022). Main aspects of the formation of a health-preserving educational environment. Man-Nature-Society: Theory and Practice of Life Safety, Ecology and Valeology, 8(15), 85-91.

Kuzmin, M. A., Tatarova, S. Yu., Shakirova, Yu. V., et al. (2018). Competitive mental adaptability in team sports. Theory and Practice of Physical Culture, 9, 8.

Li, T., & Ma, Yi. (2022). Relations between psychological quality and training in basketball players. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 29. https://doi.org/10.1590/1517-86922023290120220354

Manolachi, V., Potop, V., & Manolachi, V. (2021). Optimal combination of training influences on the preparation of elite judokas in the annual cycle. Human Sport Medicine, 21, 132-144. https://doi.org/10.14529/hsm210117

Omelchenko, S., Evtukhova, T., Hryhorenko, H., & Dolins'ka, L. (2022). Ergonomic and pedagogical conditions for introduction of physical and health technologies in the educational process in the new Ukrainian school. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 26(esp.2), e022051. https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.2.16546

Ramadhan, M., Sukarmi, Yu., Arovah, N., Anwar, N., & Aksir, M. (2023). The effect of imagery training on the accuracy of free throws in basketball players in terms of concentration. Retos, 51, 603-609. https://doi.org/10.47197/retos.v51.100554

Sinelnik, E. V. (2020). The impact of training loads of various types on the psychophysiological reactions of track and field sprinters. Modern Problems of Science and Education, 4, 16. https://doi.org/10.17513/spno.29954

Tsibulnikova, V. E., & Khoptinskaya, A. A. (2020). Quality of a health-preserving educational environment: Levels of formation, indicators and evaluation criteria. Theory and Practice of Physical Culture, 1, 11-13.

Uteshkalieva, A., & Kumarova, Z. (2021). Organizational and managerial conditions for creating a health-saving environment of an educational organization. Challenges of Science: Materials of International Practical Internet Conference, Almaty, November 15–22, 2021, Vol. IV, 99-102. https://doi.org/10.31643/2021.15

Wu, J., & Huang, Yu. (2023). Functional training methods for basketball players. Revista Brasileia de Medicina do Esporte, 29. https://doi.org/10.1590/1517-86922023290120220634

Zvyagina, E. V. (2022). The influence of autogenic training on the psychophysiological parameters of track and field athletes. Physical Culture. Sport. Tourism. Motor Recreation, 7(3), 109-113. https://doi.org/10.47475/2500-0365-2022-17317




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/Revrima.v4i46.7661

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Relações Internacionais do Mundo Atual e-ISSN: 2316-2880

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.