O Bem Viver como Modo de Vida Ecocêntrico, Intercultural E Plurinacional

Pedro Coelho Marques

Resumo


Estuda-se no presente trabalho o Bem Viver enquanto conjunto de valores oriundos da cosmovisão utópica traduzida em um modo de vida a ser implementado e buscado por um Estado. Examina-se o Bem Viver expresso na Constituição da República do Equador, delineando um claro viés de desenvolvimento conectado com a melhora no ambiente ao colocar-se o bem estar acima da rentabilidade. A interculturalidade e a plurinacionalidade justificam a abordagem do Bem Viver como categoria simbólica que carrega um conjunto de valores com o intuito de dar sentido à vida em uma sociedade que intenta soltar as amarras do eurocentrismo que inevitavelmente a atinge desde 1492, com seu “descobrimento”, ou, como pode-se considerar, de seu “encobrimento”.  Utilizou-se o método dedutivo, sendo ainda realizada técnica de levantamento bibliográfico sobre o tema.

Palavras-chave


Bem Viver; Interculturalidade; Plurinacionalidade; Decolonialidade; Ecocentrismo

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUZ, Andrés. Post-crecimiento y buen vivir: las relaciones de poder del crecimiento para el buen vivir. In: ENDARA, Gustavo. Post – crecimiento y buen vivir. Propuestas globales para la construcción de sociedades equitativas y sustentables. Quito: FRIEDRICH-EBERT-STIFTUNG (FES-ILDIS), 2014. Disponível em: . Acesso em: 1 jul. 2019.

AUTÓCTONE. In: DICIONÁRIO da Língua Portuguesa. Brasil: Priberam Informática, 2019. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2019

DE LA CUADRA, F. de. Buen Vivir: ¿Una auténtica alternativa post-capitalista? Polis, 14(40), 2015. Disponível em: Acesso em: 1 jul. 2019;

DUSSEL, Enrique. 1492 o encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade. Tradução Jaime A. Clasen. Petrópolis: Vozes, 1993;

ECUADOR. Constitución de la República del Ecuador 2008, Registro Oficial No. 449 del 20 de octubre de 2008. Disponible en . Acceso en: 29 jun. 2019;

GARZÓN, Rene Patricio Bedón. Aplicación de los Direitos de la Natureza en Ecuador. Revista Veredas do Direito, Belo Horizonte, v. 14, n. 28, p. 13- 32, jan./abr. 2017. Disponível em: . Acesso em: 1 jul. 2019;

HABERMAS, Jurgen. O discurso filosófico da modernidade: Doze lições. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

MELO, Mario. Últimos avanços na justiciabilidade dos direitos indígenas no Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Sur, Rev. int. direitos human., São Paulo , v. 3, n. 4, p. 30-47, Junho 2006. Disponível em: . Acesso em 2 jul. 2019;

OXFAM BRASIL/PNUD. País Estagnado - Um retrato das desigualdades brasileiras. 2018. Disponível em: Acesso em: 1 jul. 2019;

ROLLA, Fagner Guilherme. Ética ambiental: principais perspectivas teóricas e a relação homem-natureza. Disponível em: . Acesso em 22 jun. 2019;

ROSEVICS, Larissa (Orgs.). Diálogos internacionais: reflexões críticas do mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Perse, 2017;

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estud. - CEBRAP, São Paulo, n. 79, p. 71-94, Nov. 2007. Disponível em: . Acesso em 1 jul 2019;

WALSH, Catherine. (Re)pensamiento crítico y (De)colonialidad. En: Walsh, C. (Ed.). Pensamiento crítico y matriz (de)colonial. Reflexiones latinoamericanas. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar Ediciones Abya-Yala, 2005;

WALSH, Catherine. Interculturalidad, Estado, Sociedad: Luchas (De)Coloniales De Nuestra Época. Quito: EDICIONES ABYA-YALA, 2009. Disponível em: Acesso em 1 jul. 2019;

WALSH. Catherine. Pedagogías decoloniais: práticas insurgentes de resistir, (re)existir e (re)vivir. Tomo I. Série Pensamiento decolonial, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/rbp.v12i1.5378

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Rev. Bras. Prev, Curitiba, Paraná, Brasil. eISSN: 2317-0158

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.