Percepção de vantagem competitiva organizacional por meio da estratégia de internacionalização universitária

Larissa Cristina Dal PIVA, Cleverson CUNHA

Resumo


RESUMO

O objetivo deste trabalho é analisar se a estratégia de internacionalização universitária, através das oportunidades de contato internacional articuladas pelo setor de relações internacionais, é percebida como um diferencial competitivo da organização por seus alunos e professores. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa qualitativa com método de estudo de caso e com técnica de entrevistas em profundidade com alunos e professores de uma instituição privada de ensino superior de Curitiba. Como resultado foi possível perceber que para a instituição melhor se inserir no mercado educacional, é preciso oferecer ao seu público a oportunidade de intercâmbio acadêmico, o que proporciona a troca de conhecimentos e de contatos profissionais além das fronteiras nacionais. Assim, as ações do setor de relações internacionais passam a ser percebida como fonte de vantagem competitiva organizacional.

 

Palavras-chave: administração estratégica, percepção de vantagem competitiva organizacional, internacionalização universitária.

 

ABSTRACT

The objective of this study is to analyze if the internationalization strategy of a private university, through opportunities to connect internationally articulated by the sector of international relations, is perceived as an organizational competitive advantage by its students and teachers. The methodology consists of a qualitative research with method of case study and technical of in-depth interviews with students and professors from a private institution of higher education located in Curitiba-Paraná-Brazil. As a result, it was observed that to enter at the educational market, the institution need to give to professors and students the opportunity for academic exchange, which allows the exchange of knowledge and professional contacts across national borders. Thus, the activities of the international relations department are perceived as a source of organizational competitive advantage.

Keywords: strategic management, competitive advantage perception, university internationalization.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.