NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL

JOSÉ ALBERTO MONTEIRO MARTINS, RENAN TEIJI TSUTSUI, Miguel Kfouri Neto

Resumo


O enfoque deste artigo é analisar as ferramentas e o processo da negociação empresarial para auxiliar as partes e os advogados a refletir e aplicar as ferramentas de negociação na resolução de um conflito empresarial de maneira satisfatória para todas as partes envolvidas. Utiliza-se o método de pesquisa dedutivo, por meio de um procedimento técnico de revisão bibliográfica e documental, mediante a leitura de obras, artigos, dissertações e teses que tratam sobre o tema, bem como de decisões judiciais e da legislação pertinente, de modo a registrar-se a importância das formas de negociação empresarial e a condução para um resultado satisfativo para as partes. Conclui-se por meio deste estudo que não basta o negociador ter o dom e a técnica oratória excelente se não souber aplicar as ferramentas nas fases da negociação, para que se observe os limites e os objetivos pretendidos, para que não mais se utilize dos resultados ganha versus perda, para que se quebrem paradigmas e saia-se da cultura de litigância, através do autoconhecimento e da reflexão acerca de cada conflito que enfrentar. A contribuição científica deste estudo é o fomento ao debate sobre o tema, ao semear novas perspectivas e soluções sobre a discussão observadas no Código de Processo Civil editado em 2015.


Palavras-chave


Direito Processual Civil. Negociação. Formas de negociação. Benefícios.

Texto completo:

PDF

Referências


ADLER, Robert S.; SILVERSTEIN, Elliot M. When David Meets Goliath: Dealing with Power Differentials in Negotiations. Harvard Negotiation Law Review, Cambridge, n. 5, p. 55-77, 2000.

BAZERMAN, Max; NEALE, Margaret. Negociando Racionalmente. São Paulo: Atlas, 2000.

BRASIL. CORIG-MG. STJ: Novo CPC valoriza a conciliação e mediação. Disponível em: https://corimg.org/stj-novo-cpc-valoriza-a-conciliacao-e-mediacao/Acesso em: 15 Jun. 2022.: Acesso em: 15 Jun. 2022.

BUBRIDGE, Marc et al.. Gestão de negociação: como conseguir o que se quer sem ceder o que não se deve. São Paulo: Saraiva, 2007.

CÂMARA, Alexandre Freitas. O Novo Processo Civil Brasileiro. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

Cf. SALLES, Carlos Alberto de. Arbitragem em contratos administrativos. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

DINAMARCO, Cândido Rangel. Instituições de Direito Processual Civil. v. I, 5. ed. rev., ampl. e atual., São Paulo: Malheiros, 2005.

FISHER, Roger; URY, William; PATTON, Bruce. Como chegar ao sim: a negociação de acordos sem concessões. (Trad.) Vera Ribeiro e Ana Luiza Borges. Rio de Janeiro: Imago, 2005.

MNOOKIN, Robert H.; PEPPET, Scott R.; TULUMELLO, Andrew Beyond. Winning: negotiating to create value in deals and disputes.

Cambridge, Massachusetts: The Belknap Press of Harvard University Press, 2000.

MOURÃO, Alessandra Nascimento S. F. (Coord.). Resolução de Conflitos: Fundamentos da Negociação para o Ambiente Jurídico. São Paulo: Saraiva, 2014 (Série GVlaw).

PRUITT, D. G. Negotiation behavior. New York: Academic Press, 1981.

SCAVONE JÚNIOR, Luiz Antônio. Manual de Arbitragem: mediação e conciliação, 7. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense: 2016.

SUSSKIND, Lawrence. Quando a maioria não basta: método de negociação coletiva para a construção de consenso. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

TARTUCE, Fernanda. Mediação nos Conflitos Civis. 5. ed. rev. ampl. e atual. São Paulo: Método, 2019.

URY, William. Como chegar ao sim com vocês mesmo. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.

WATANABE, Kazuo. Cultura da sentença e cultura da pacificação. In: YARSHELL, ZANOIDE (Coord.).Estudos em homenagem à professora Ada Pellegrini Grinover. São Paulo: DPJ, 2005. p. 684-690.

WELSH, Nancy A. Making deals in Court-Connected Mediation: What’s Justice got to do with? Wash. U.L.Q, v. 79, 2001, p. 787-861.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.