FATORES INFLUENCIADORES NO DESEMPENHO ACADÊMICO DISCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Michael Douglas Sousa Leite, Marcos Macri Olivera, Luma Michelly Soares Rodrigues Macri, Rosimery Alves de Almeida Lima

Resumo


Este estudo anseia investigar quais fatores relacionam-se com o desempenho acadêmico dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. A fim de medir associações entre as variáveis estudadas, os dados foram organizados e cruzados com o rendimento acadêmico dos alunos, com abordagem quantitativa. Utilizou-se, ainda, o teste de independência proposto por Anderson et al. (2007). Os resultados apontam que apenas as variáveis Cor/Raça, Estado Civil e a Relação área de ensino com maior afinidade influenciam o desempenho dos alunos. Este estudo permite, portanto, compreender a dinâmica de fatores que se relacionam com o desempenho acadêmico do discente, fornecendo bases à implementação de políticas públicas para evitar/diminuir a evasão escolar nas instituições de ensino superior.

Palavras-chave


Desempenho; Discente; Universidade

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