DIVULGAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS À LUZ DO CPC 48 POR EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO

Paulo Vitor Souza de SOUZA, Fábio Luciano da Cruz ROCHA

Abstract


RESUMO: Esta pesquisa objetiva avaliar a divulgação dos instrumentos financeiros conforme o CPC 48 das empresas brasileiras de capital aberto. Selecionaram-se 380 empresas que foram analisadas ao longo de 2018 a 2020. O método consiste na comparação sobre o cumprimento das exigências de divulgação mediante checklist advindo dos elementos demandados pelo CPC 48, e utilizada a análise de conteúdo das notas explicativas. Os resultados demonstraram que as empresas atenderam um nível de 56,25% das exigências; setores que já possuíam uma adaptação quanto à antiga norma, passaram a ter dificuldades com decréscimo em seus índices de evidenciação; os índices de organizações que dispõem de técnicas de hedge accounting mantiveram os níveis; e, as empresas dão preferências a elementos específicos de divulgação voluntária.

Palavras-chave: Divulgação Corporativa; CPC 48; Instrumentos Financeiros; Hedge Accounting.

 

ABSTRACT: This research aims to evaluate the disclosure of financial instruments according to CPC 48 of publicly traded Brazilian companies. A total of 380 companies were selected and analyzed from 2018 to 2020. The method consists of comparing compliance with disclosure requirements through a checklist arising from the elements required by CPC 48 and using the content analysis of the explanatory notes. The results showed that the companies met a level of 56.25% of the requirements; sectors that already had an adaptation regarding the old norm, started to have difficulties with a decrease in their disclosure rates; the indices of organizations that have hedge accounting techniques maintained their levels; and, companies prefer specific elements of voluntary disclosure.

Keywords: Corporate Disclosure; CPC 48; Financial Instruments; Hedge Accounting.

 

RESUMEN: Esta investigación tiene como objetivo evaluar la divulgación de instrumentos financieros según CPC 48 de las empresas públicas brasileñas. Se seleccionaron y analizaron 380 empresas de 2018 a 2020. El método consiste en comparar el cumplimiento de los requisitos de divulgación a través de una lista de verificación derivada de los elementos exigidos por el CPC 48, y utilizando el análisis de contenido de las notas explicativas. Los resultados mostraron que las empresas cumplieron con un nivel del 56,25% de los requisitos; sectores que ya tenían una adaptación a la norma antigua, comenzaron a tener dificultades con una disminución en sus tasas de divulgación; los índices de organizaciones que cuentan con técnicas de contabilidad de cobertura mantuvieron los mismos niveles; y las empresas dan preferencia a elementos específicos de divulgación voluntaria.

Palabras clave: Divulgación Corporativa; CPC 48; Instrumentos Financieros; La Contabilidad de Cobertura.

 


Keywords


Divulgação Corporativa; CPC 48; Instrumentos Financeiros; Hedge Accounting.

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