Gestão Administrativa Remota: Uma Sugestão de Solução Computacional

Ana Paula Freitas Lima, Irapuan Glória Júnior

Abstract


A tecnologia pode auxiliar as empresas em suas rotinas administrativas, principalmente em períodos de mudanças drásticas, como a pandemia ocorrida em 2019, que provocou uma mudança da forma como os funcionários passaram a trabalhar em diversos setores com o formato de home-office. Diante deste novo cenário, soluções tecnológicas têm sido utilizadas para resolver o problema de produtividade neste momento. Entre as diversas soluções disponíveis no mercado há a versão da Microsoft. A pesquisa tem como metodologia de pesquisa bibliográfica com uso de informações técnicas da fabricante e de rotinas administrativas baseadas em PODC. O resultado foram 12 funções administrativas e sua relação com as ferramentas disponibilizadas pela Microsoft. A contribuição para a teoria é de apresentar uma sugestão de utilização de uma solução disponível no mercado e que carece de estudos para diversificar e flexibilizar suas aplicações. A contribuição para a prática está em prescrever softwares, com algumas sugestões de configurações, para que os gestores administrativos possam incorporar em seus ambientes de trabalho.


Keywords


Funções Administrativas; Microsoft; Ferramentas Office; PODC

References


ARAÚJO, L. C. G. Teoria Geral da Administração: aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

CAMPOS, V. F. Gerenciamento da Rotina do Trabalho do dia a dia. Rio de Janeiro: CIP-Brasil, 2004.

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. São Paulo: Elsevier Brasil, 2014.

FERREIRA, V. C. P. Modelos de Gestão. [s.l.] FGV, 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GLÓRIA JÚNIOR, I. A Gestão de Recursos Humanos e o Impacto nos Projetos. In: Mecatrônica. 1. ed. São Paulo: PerSe, 2017. p. 194.

GONÇALES FILHO, M.; ANTONIOLLI, P. D.; PIRES, S. R. I. Mudança estratégica funcional de sistema produtivo industrial enxuto e puxado: o caso de flexibilidade. Gestão & Produção, v. 27, n. 3, 2020.

GOOGLE. Google Products. Disponível em: .

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: Moving from traditional to digital. Nova Jersey: John Wiley & Sons, 2016.

MAÇÃES, M. A. R. Manual de Gestão Moderna. São Paulo: Actual, 2014.

MARTINS, G. DE A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da Investigação Científica Para Ciências Sociais Aplicadas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2002.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução a administração. [s.l.] Atlas, 2007.

MICROSOFT. Microsoft. Disponível em: .

MICROSOFT. Microsoft Teams. Disponível em: .

MICROSOFT. Microsoft OneNote. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2021c.

MICROSOFT. Microsoft 365. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2021d.

MICROSOFT. Outlook. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2021e.

MICROSOFT. Compartilhamento de arquivos e armazenamento em nuvem do OneDrive para empresas. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2021f.

MORAIS, M. DE O. et al. Análise de um Projeto de Inovação Tecnológica e o Uso da Abordagem Canvas. Iberoamerican Journal of Project Management, v. 8, n. 1, p. 14–26, 2017.

NORTON, D. P.; KAPLAN, R. B. Mapas Estratégicos - Balanced Scorecard: Convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Rio de Janeiro: Campus, 2017.

OLIVEIRA, A. C.; LUCAS, T. C.; IQUIAPAZA, R. A. O que a pandemia da covid-19 tem nos ensinado sobre adoção de medidas de precaução? v. 29, p. 13, 2020.

POLI, G. A.; SAVIANI, T. N.; GLÓRIA JÚNIOR, I. Logistics 4.0: A Systematic Review. v. 9, n. 2, p. 32–47, 2018.

REIS, E. A Startup Enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. [s.l.] Lua de Papel, 2012.

SILVA, D. S. DA C.; SANTOS, M. B. DOS; SOARES, M. J. N. Impactos Causados pela COVID-19: Um Estudo Preliminar. v. 15, n. 4, p. 128–147, 2020.

SILVA JÚNIOR, A. B. Administração no Século XXI. Revista Brasileira de Administração, v. 28, n. 129, p. 12–15, 2019.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.